Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




17/11/2017

Diretriz: Interação Interinstitucional

Período 3: março 2017 / outubro 2017

O processo de inovação, fator-chave do aumento sustentável e continuo da produtividade e competitividade industrial, necessita uma abordagem sistêmica, na medida em que depende da interação e coordenação de diversos atores, entre os quais, em particular, as instituições de ensino superior e institutos de pesquisa, as agências públicas de fomento, os fundos de investimento, as incubadoras e aceleradoras de empresas, e as agências de apoio ao empreendedorismo. Por este motivo, aperfeiçoar instrumentos e sistemáticas de articulação interinstitucionais é um elemento central de uma estratégia bem sucedida de apoio a inovação. Este documento possui o objetivo de descrever a evolução desta interação institucional, no contexto do Estado do Paraná, a partir de março de 2017. 

 

No segundo semestre de 2017 foi lançada a iniciativa Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos, que tem por objetivo ordenar e integrar ações de pesquisa e inovação tecnológica, buscando a participação de universidades e institutos de pesquisas, alunos, pesquisadores e setor privado (http://www.apdbrasil.org.br/blog/2017/10/25/parana-cria-o-sistema-paranaense-de-parques-tecnologicos/).

 

Ainda no segundo semestre de 2017 aconteceu a cerimônia de encerramento da primeira edição do Programa Tecnova – PR, onde houve uma exposição dos produtos elaborados pelas 60 empresas que receberam recursos do programa (http://confap.org.br/news/programa-tecnova-pr-promove-a-inovacao-voltada-para-beneficios-a-sociedade/).

 

Cabe ressaltar também a criação do Voucher Tecnológico (VTec), iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Sebrae/PR), que através dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação é ofertado o acesso de forma simples a serviços que visam o aumento da produtividade das empresas por meio de soluções em conectividade de equipamentos de fabricação, realização de ensaios investigativos e prototipagem (http://sites.pr.sebrae.com.br/sebraetec/2017/10/03/chamada-de-projetos-voucher-tecnologico-parana-no-012017/).

 

No âmbito do Sistema Fiep, merecem destaque: (a) a progressiva consolidação dos Institutos Senai de Inovação em (i) Eletroquímica e (ii) Engenharia de Estruturas e dos Institutos Senai de Tecnologia em (i) Meio Ambiente e Química, (ii) Construção Civil, (ii) Celulose e Papel, (iv) Madeira e Mobiliário, (v) Tecnologias da Informação e Comunicação, (vii) Metalmecânica e (vii) Alimentos e Refrigeração (http://www.senaipr.org.br/para-empresas/?ref=menupetitulo2), (c) o progressivo desenvolvimento de novos relatórios e estudos estratégicos a partir dos dados da Sala Prospectiva dos Observatórios Fiep/Sesi/Senai/IEL e do Sistema de Gestão de Capital Intelectual do Sistema Fiep, (d) o Edital de Inovação para a Indústria, iniciativa que valoriza a inovação, financiando o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.