As Fintechs como alternativas para o financiamento empresarial
Fintechs são empresas de tecnologia que atuam no setor financeiro, o termo é a junção das palavras Finanças (financial) com Tecnologia (technology). Altamente especializadas, atuam em nichos específicos, apresentando soluções inovadoras com o propósito de romper os paradigmas do tradicional sistema financeiro, que aproveita pouco ou de forma ineficiente os recursos tecnológicos à sua disposição.
Apesar de pequenas e recentes comparadas às instituições financeiras tradicionais, as fintechs tem revolucionado o mercado financeiro mundial e brasileiro. As novas tecnologias proporcionam ganhos de agilidade, maior transparência, diminuição de custos e burocracia, desenvolvimento de novos canais de atendimento e relacionamento e novas soluções financeiras, beneficiando o consumidor final.
A abrangência das fintechs é bastante ampla, suas soluções passam pelo controle financeiro pessoal e empresarial, soluções em empréstimos, desconto e antecipação de recebíveis, cartões de crédito, meios de pagamento, câmbio, negociação de dívidas, entre outras. Além da área de atuação, o que define uma fintech são o foco na tecnologia, especialização em poucos produtos, soluções inéditas e menos burocracia.
Atualmente, além dos consumidores finais, muitas empresas, principalmente de micro e pequeno porte, têm contratado fintechs buscando a redução de custos financeiros, diminuição da inadimplência, além de oferecerem melhores meios de pagamentos para seus clientes, gerando um mercado específico para este setor e surgindo como tendência para novos negócios.
Como exemplo de fintechs voltadas ao público empresarial encontramos:
O movimento das fintechs tem ganhado força com o surgimento de novas empresas e desenvolvimento contínuo de soluções financeiras. Cabe ao empresário ficar atento as oportunidades que esse mercado pode oferecer, as empresas devem pesquisar as soluções existentes e se beneficiar de serviços financeiros melhores e com custos mais baixos, melhorando sua performance, tornando-se mais eficazes e ágeis.
Referências: