Uma das diretrizes da Presidência do Sistema Fiep e da Direção Regional do Senai em 2008/2009 foi a implantação de sete Faculdades da Indústria Senai, com o objetivo de ofertar cursos de graduação tecnológica em setores portadores de futuro e em áreas estratégicas para o desenvolvimento da comunidade industrial paranaense.
A implantação desses cursos serviu para atender às novas demandas da indústria e agregar valor aos serviços de Educação Profissional no Senai do Paraná, gerando novos investimentos que renovaram as características técnicas e tecnológicas da infraestrutura e dos recursos humanos nas Unidades, bem como ampliaram os resultados dos serviços educacionais prestados em busca da sustentabilidade.
A partir de 2011, com a Lei 12.513:
[...] os serviços nacionais de aprendizagem passam a integrar o sistema federal de ensino, com autonomia para a criação e oferta de cursos e programas de educação profissional e tecnológica, mediante autorização do órgão colegiado superior do respectivo departamento regional da entidade, resguardada a competência de supervisão e avaliação da União prevista no inciso IX do art. 9º da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Diante dessa realidade, o Conselho Regional do Senai Paraná passou a autorizar o funcionamento de cursos de graduação tecnológica.
Desde 2012, as Faculdades da Indústria Senai ofertam sete diferentes cursos de graduação tecnológica em sete locais: Maringá, Londrina, Curitiba – Campus da Indústria, Curitiba – CIC, Telêmaco Borba, Toledo e Cascavel. São mais de 800 alunos matriculados no estado.
Os cursos de graduação tecnológica ofertados são nas áreas de Alimentos, Controle de Obras, Design de Moda, Papel e Celulose, Automação Industrial, Manutenção Industrial e Fabricação Mecânica.
Buscando estimular a inovação em seu processo educativo, o Senai no Paraná posiciona sua oferta de educação superior objetivando a valorização do tecnólogo dentro da indústria e a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados, fomentando parcerias e programas de intercâmbio a fim de propiciar aos alunos experiências em âmbito nacional e internacional.