e receba nosso informativo
Publicado em 10/03/2012
Ainda neste mês de março, Brasil e Espanha devem assinar um acordo para introdução da raça Retinta no Brasil. Aproveitando a missão oficial do Estado do Tocantins à Espanha, o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, visitou na região da Extremadura as áreas de criação da raça.
"O objetivo desta visita vai além de conhecer o rebanho. Queremos demonstrar o interesse do Tocantins em levar a raça Retinta, ainda este ano, para a região", declarou Café. O secretário afirmou, também, que o sêmen dos reprodutores será doado pelo Governo Espanhol a produtores de gado e ao Centro de Pesquisa do Estado do Tocantins. "A ideia é fazer o cruzamento do Retinta com o Nelore. Com isso será possível aliar às características do gado que já está adaptada à região, a precocidade, rusticidade e qualidade da raça espanhola", completa.
O gado da raça Retinta é altamente resistente a grandes períodos de seca. Além disso, são animais com bons rendimentos produtivos e reprodutivos, de grande resistência a doenças e facilmente adaptáveis às alterações climáticas.
A decisão em levar o Retinta ao Tocantins é estratégica, pois em breve os produtores deverão iniciar a exportação da carne produzida no Estado para os países do mercado Comum Europeu. Com o Retinta no Tocantins, a carne destinada à exportação estará adaptada às características e às exigências do consumidor europeu.
Saiba mais
No Nordeste, habita um pé-duro forte que é um verdadeiro "tesouro genético", pois está no Brasil há mais de quatro séculos e quase foi extinto há três anos. É a pequenina raça curraleira, salva pelas mãos da Embrapa e tão rústica quanto a retinto.
Com informações do Jornal O Girassol, SEAGRO e Revista Globo Rural.
é a raça mas bonita q já vi, o gado vermelho, espalhado no tapete verde de braquearia.Com esse crusamento,vai surgir o gado q o mundo todo vai adimirar,pela belesa.e genética.
Envie para um amigo