e receba nosso informativo
Publicado em 24/01/2012
Tambaqui (Colossoma macropomum) e cachara (Pseudoplatystoma reticulatum) serão as primeiras espécies brasileiras de peixe a terem seu genoma sequenciado. O trabalho, que já promoveu avanços no sequenciamento genético de espécies bovinas, suínas e de aves, se dará na segunda edição do Projeto Rede Genômica Animal da Embrapa em março deste ano.
Segundo informações da Embrapa, o sequenciamento dos peixes se dará no âmbito de quatro planos de ação do projeto que serão liderados por pesquisadores da unidade de Brasília e também da Embrapa Pesca e Aquicultura, sediada em Palmas (TO).
O projeto permitirá a identificação de genes importantes como aqueles responsáveis pelo crescimento ou pela resistência a doenças, por exemplo. Nesses casos, será possível identificar os indivíduos geneticamente superiores para o melhoramento genético das espécies.
Com o sequenciamento, o pesquisador também espera desenvolver uma plataforma de genotipagem capaz de identificar exemplares puros e híbridos na natureza e em plantéis de reprodutores. O projeto ainda ajudará a iniciar o banco de germoplasma de peixes da Embrapa, que será montado na unidade de Palmas. Será a primeira vez que o Brasil sequenciará genomas de peixes. O primeiro pescado a ter o genoma sequenciado no país foi o camarão do Pacífico (Litopenaeus vannamei). Leia mais.
Informações de Globo Rural.
Envie para um amigo