O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 26/11/2012
Aconteceu na última quarta-feira (21/11) a entrega dos Prêmios Santander Universidades. Ao todo foram 21 premiados nas categorias Empreendedorismo, Ciência e Inovação, Universidade Solidária e Guia do Estudante - Destaques do Ano. A cerimônia que foi realizada na capital paulista, contou com a presença do presidente mundial do Santander Emílio Botín e também do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Os projetos foram escolhidos entre 49 finalistas de todo País. De acordo com Emilio Botín, cada projeto apresentado "buscou de alguma maneira construir um Brasil mais forte e sustentável" e instigou os ganhadores a assumirem o desafio de "converter o escrito no papel em um produto, uma empresa com conceito inovador que beneficie a universidade, o país e, portanto, o resto do mundo".
O professor Camilo Freddy Mendoza Morejon foi o vencedor do Prêmio Ciência e Inovação – Indústria. Pesquisador e professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), o professor Camilo participa dos grupos de articulação do projeto “Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense”, uma iniciativa do Sistema FIEP/Observatórios SESI/SENAI/IEL. O grupo de articulação é decorrente de estudos prospectivos realizados a partir de 2004, que identificaram setores portadores de futuro para a indústria paranaense. Estes estudos levaram, a partir de 2009, à inicialização de projetos de articulação das rotas estratégicas para alguns setores identificados como portadores de futuro nos horizontes de 2015, 2018 e 2020. Entre as rotas que estão em processo de articulação atualmente está a Rota Estratégica em Biotecnologia Agrícola e Florestal.
Recentemente, o Professor Camilo recebeu o Prêmio FINEP de Inovação Região Sul, pelo projeto com uma Usina para a industrialização de resíduos urbanos. O aproveitamento de resíduos urbanos também teve destaque no encontro de lideranças do Mercosul, em início de novembro. Projetos da Embrapa Agroenergia chamaram a atenção dos representantes da Argentina, que mostraram interesse em colaborar com pesquisas na área.
Parabenizamos o Prof. Camilo pelas conquistas e consideramos que o Estado do Paraná pode contribuir para o desenvolvimento deste setor no cenário nacional.
Envie para um amigo