O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 11/01/2017
A cooperação técnico-científica foi estabelecida entre a Heide Extratos Vegetais e a UniBrasil por meio de contrato, sendo que cada projeto terá um termo aditivo específico.
No primeiro ano (2016), foi realizada pesquisa de metodologias para doseamento de cafeína em Erva-Mate (Ilex paraguariensis) considerando variáveis como a granulometria, tempo, solventes e processos extrativos.
A empresa fez a doação do material a ser estudado e o padrão analítico e a Universidade, com toda competência, por meio de suas professoras Thalita e Cristina orientaram alunas de graduação do curso de Farmácia em trabalho de conclusão de curso. Assim, os dois lados ganharam, a Universidade com o aprendizado e treinamento das futuras profissionais e a empresa com os resultados da pesquisa.
Para Ana Carolina, Heide Extratos Vegetais, a rodada de interação Universidade-Empresa promovida foi fundamental para houvesse o encontro e interação das partes. Comenta que “para o ano de 2017 já estamos abrindo um novo projeto em conjunto, desta vez com o estudo da cafeína em sementes de Guaraná (Paullinia cupana)”.
A professora Thalita Santos reiterou que todo equipe da UniBrasil também ficou satisfeita com o resultado da parceria estabelecida.
Sobre a Rodada
Alavancada pelo fator crítico de interação Universidade-Empresa o Sistema FIEP, por meio dos Observatórios em parceria com a sbCTA - PR e a UFPR realizaram a IV Rodada Tecnológica em Alimentos no dia 15 de outubro de 2015.
O Evento contou com a participação de 20 empresas paranaenses e 45 pesquisadores e instituições, do Paraná e Santa Catarina. Ao longo foram realizados 135 encontros personalizados, cada um com duração de 30 minutos, com o objetivo de apresentarem-se as demandas e ofertas em P&D&I e verificar a possibilidade de projetos futuros em conjunto.
Alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos e de Farmácia da UFPR participaram da equipe de organização do evento bem como moderadores dos encontros que aconteceram durante a tarde de trabalhos. A moderação também contou com a participação de acadêmicos da PUCPR, UTFPR e Colégio Estadual Julia Wanderley.
Veja mais: Interação entre atores na IV Rodada Tecnológica em Alimentos
Rota Biotecnologia Agrícola e Florestal
“Organizar rodadas de negócios em eventos técnico-científicos para aproximar pesquisadores e responsáveis estratégicos das indústrias” é uma das ações presentes na visão de futuro que prevê a indústria paranaense provedora de Inovação em plantas com propriedades nutracêuticas ", do Roadmapping da Biotecnologia Agrícola e Florestal.
Vale ressaltar que os trabalhos desenvolvidos pelos Observatórios Sistema Fiep são embasados na metodologia de prospectiva estratégica que preconiza a construção coletiva do futuro desejado.
Desta forma, é essencial que para o sucesso dos trabalhos os diversos segmentos da sociedade (academia, indústria, associações de classe, governo, etc.) estejam envolvidos para garantir que todos os interesses sejam abarcados nos resultados.
Pesquisadores, empresas e instituições interessadas em colaborar neste processo de articulação podem entrar em contato com a equipe através do e-mail: observatorios.rota.biotecagroflorestal@fiepr.org.br ou com Bruna Lunardi - Telefone: 41 3271-7441
Fonte: Observatórios, Heide Extratos Vegetais e Unibrasil
Envie para um amigo