O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 02/06/2016
O trigo é uma das principais commodities alimentares do mundo e tem importância estratégica para o Brasil, sendo consumido em grande quantidade de norte a sul do país. A cultura do trigo é de extrema importância não só para a alimentação e economia mundial e brasileira, mas principalmente para o Rio Grande do Sul, onde as alternativas de cultivo de inverno são poucas, sobretudo, no tocante do gerenciamento das propriedades agrícolas.
Nos últimos dez anos, a área cultivada nas diferentes regiões brasileiras foi de cerca de 2 milhões de hectares, sendo 90% da área nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. No entanto, a produção nacional ainda é insuficiente para atender a demanda deste cereal. O melhoramento genético de plantas possibilita atender a demanda de consumo com o aumento de produtividade e redução de custos de produção de trigo.
O objetivo desse trabalho é: desenvolver novas linhagens de trigo (Triticum aestivum L.) com desempenho agronômico superior; avaliar o comportamento de linhagens e cultivares de trigo no Rio Grande do Sul, visando o lançamento de novas variedades e a indicação dos melhores recursos genéticos a serem utilizados pelos produtores, disponibilizar semente dos cultivares de trigo da Fepagro indicadas para cultivo. Ao final desse trabalho, espera-se obter cultivares de trigo para atender as necessidades do triticultor gaúcho.
Data de início: janeiro de 2006
Situação: em execução
Local de execução: Fepagro Nordeste (Vacaria) e Fepagro Sementes (Júlio de Castilhos)
Coordenador: Sérgio Dias Lannes - sergio-lannes@fepagro.rs.gov.br
Fonte:Fepagro
Envie para um amigo