O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 02/05/2016
As frutas colorem as gôndolas de supermercados e quitandas o ano inteiro, mas nem sempre foi assim. Cada planta possui um ciclo específico e a maioria não frutifica o ano inteiro sem interrupções, ou pelo menos, não de maneira tradicional.
Atualmente mesmo fora da época normal da fruta, com métodos de irrigação e genética é possível colher e fazê-las chegar até o consumidor todos os dias do ano.
O desenvolvimento de técnicas de poda e irrigação foi fundamental para que as plantas pudessem ser mais controladas, retardando ou acelerando seu desenvolvimento. Com isso o produtor possui mais controle sobre a frutificação das espécies com que trabalha.
A ciência também tem boa parcela para encontrarmos frutas frescas todos os meses do ano: hormônios, clonagem e melhoramento genético são usados para aprimorar as espécies das plantas das frutas que tanto gostamos como morango, maçã e manga.
O calendário de época de plantio e colheita pode ser controlado pelo produtor usando também de produtos químicos, como é o exemplo da manga, que por causa de substâncias como o paclobutazol e ethefon tem sua produção estendida para o ano inteiro.
Além do calendário, graças ao melhoramento e cruzamento genético, a maçã, por exemplo, típica de locais frios, já possui uma variedade, a Eva, que pode ser produzida em locais mais quentes como o nordeste brasileiro.
Fonte: Horigami
Envie para um amigo