Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Biotecnologia é discutida em Pequim

Publicado em 28/04/2016

Reunidos na Aliança Internacional de Produtores de Soja (ISGA, na sigla em inglês), Brasil, Estados Unidos, Argentina, Canadá, Uruguai e Paraguai reivindicam que a entrada no mercado de novos eventos de biotecnologia seja sincronizada mundialmente. O assunto foi um dos temas do “Diálogo Estratégico” ocorrido em Pequim, na China.
 
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), representante do Brasil e uma das fundadoras da ISGA, participou do encontro e destacou a importância desse sincronismo. “Hoje, cada país tem seus prazos. Nosso objetivo é que todos os membros da ISGA consigam começar e finalizar o processo e aprovação de uma nova tecnologia de maneira conjunta, pois o mercado é global, um só”, pondera o presidente da associação, Endrigo Dalcin.
 
No debate, também estiveram presentes membros da Associação Chinesa da Indústria da Soja e representantes de três estatais chinesas: Beidahuang State Farms, Sinograin e Cofco. As duas últimas são atualmente as maiores compradoras de soja de países participantes da ISGA. A Cofco adquiriu no final de 2014 a Nidera, até então maior trading de agronegócio da Holanda, e também a asiática Noble Group. Essa aquisição fez com que a Cofco se tornasse um player relevante para o Brasil.
 
Principalmente quando o assunto é compra de soja convencional. “A Cofco adquire soja convencional por um valor até 50% superior ao preço de mercado da soja transgênica, tornando esse segmento mais atrativo para os agricultores mato-grossenses”, destaca o presidente da Aprosoja.
 
A ISGA foi criada em 2007 e representa produtores de soja e indústrias dos países envolvidos. O encontro realizado na China continua até amanhã e é a segunda parte da viagem da Aprosoja. Na sexta, 8, foi assinado um memorando de entendimento entre Aprosoja, Associação Brasileira de Indústrias de Óleo Vegetal (Abiove) e China Soybean Industry Association (CSIA), formalizando a entrada da China no programa Soja Plus.

Fonte: DBO

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube