Primeira betaína de alta performance derivada de microalgas é lançada no Brasil
Publicado em 09/10/2015
Empresas já lançaram nos Estados Unidos e agora expandem a parceria para trazer o produto ao Brasil
BASF e Solazyme, empresa líder em inovações em microalgas para produção de óleos
e ingredientes renováveis, lançam hoje no Brasil o primeiro surfactante derivado de óleo de microalgas
do mundo: a betaína de alto desempenho para uso em aplicações de cuidados pessoais e do lar.
A nova betaína de microalgas está sendo comercializada pela BASF sob nome DEHYTON® AO 45. Produzida
a partir do óleo renovável de microalga, é uma alternativa às betaínas convencionais para
produtos que requerem uma espuma rica e suave, como xampus, sabonetes líquidos, detergentes e outras aplicações.
As betaínas são surfactantes anfotéricos com inúmeras funções e benefícios
e, por esse motivo, vêm sendo cada vez mais utilizadas em aplicações cosméticas e em produtos de
higiene e cuidados com o lar: são conhecidas por terem boa detergência, propriedades de espumação
e estabilização de espuma, compatibilidade com água dura, suavidade para pele e cabelo, habilidade de
reduzir a irritação de sistemas aniônicos, aumento de viscosidade, efeito de condicionamento, estabilidade
em uma ampla faixa de pH e excelente biodegradabilidade.
O DEHYTON® AO 45 é produzido com óleos de microalgas da linha AlgaPūr™, obtidos através
de tecnologia da Solazyme, utilizando um processo de fermentação altamente controlado que converte cana de açúcar
em óleos da mais alta pureza e desempenho. O processo de produção dos óleos de microalgas AlgaPūr™
apresenta baixa emissão de carbono e menor impacto de uso de água e terra.
“Como líder mundial da indústria química, é fundamental para a BASF estar à
frente de inovações que promovam benefícios concretos. Foi exatamente isso que enxergamos nos óleos
de microalga AlgaPūr™. A ampliação da parceria com a Solazyme é mais um passo para colocar
no mercado novas soluções de fontes renováveis, que estejam alinhadas com nossos valores e nos ajude
a alcançar nossas metas estratégicas”, afirma Vinicius Bim, gerente de marketing de Personal Care da BASF
América do Sul.
“Nós buscamos parceiros líderes em inovação, desempenho e sustentabilidade. A BASF
é um exemplo disso, como pioneira em adotar e criar uma nova classe de ingredientes sustentáveis de performance
diferenciada. Lançar a primeira betaína de microalgas comercialmente disponível no mundo, no Brasil,
é uma evidência clara do compromisso da BASF e da Solazyme em trazer o que há de mais inovador para os
formuladores e consumidores brasileiros”, afirma Walfredo Linhares, Diretor Geral da Solazyme no Brasil.
Envie para um amigo