O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 09/06/2015
Em Cianorte, no noroeste do Paraná, o que sobre na cidade ajuda a aumentar a produção do campo. Projeto pioneiro de uma usina transforma restos de podas de árvores em composto orgânico, que está sendo usado por agricultores da região.
Nessa usina, as folhas e os galhos moídos são misturados com outros ingredientes: matéria orgânica, grama roçada nos canteiros e esterco de frango doado por granjas. Tudo é exposto em camadas para secar naturalmente. "O produto orgânico age de forma lenta e prolongada. Ele diminui a erosão, aumenta a hidratação e oxigenação do solo", explica a bióloga Célia Catapan.
Pedro Pelisson usa o adubo em sua produção de hortaliças. Segundo ele está sentindo efeito na qualidade dos produtos e economizando, já que o adubo orgânico é mais barato. "Mais em conta, mais fácil de usar e parece que a qualidade está até melhor que antes", diz.
Já para o produtor Wilson Radael o composto trouxe mais viabilidade ao cultivo. A partir deste ano vai plantar morangos fora do solo, em canteiros suspensos. E o adubo orgânico foi o indicado pelo agrônomo da propriedade para o novo sistema. "Este adubo mantêm a umidade da planta", explica Wilson Radael.
Saiba mais aqui.
Fonte: Caminhos do Campo
Envie para um amigo