O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 30/04/2015
Compostos fenólicos são estruturas químicas presentes em pequenas quantidades, em alimentos de origem vegetal, que podem exercer efeitos preventivos e/ou curativos em distúrbios fisiológicos no ser humano, devido à sua ação antioxidante não enzimática.
Existem muitos tipos de fenóis, com destaque para os flavonoides, ácidos fenólicos, fenóis simples, cumarinas, taninos, lignanas e tocoferóis.
Eles são definidos quimicamente como substâncias que possuem anel aromático com um ou mais substituintes hidroxílicos, incluindo seus grupos funcionais, portanto, apresentam estruturas multifuncionais variadas. São responsáveis pela cor dos alimentos, adstringência, aroma e estabilidade oxidativa.
Esses compostos são encontrados com facilidade em plantas e os principais alimentos são frutas, chás e vegetais folhosos, além de cebola, alho e especiarias. Chás são ricos em uma classe de flavonoides, as catequinas, que apresentam propriedades biológicas como atividade antioxidante e são sequestradoras de radicais livres.
Um dos compostos que vem sendo estudado pela sua ação de antienvelhecimento da pele é o resveratrol, um polifenol encontrado principalmente em uvas. Foi demonstrado in vitro que ele protege os fibroblastos da epiderme dos danos causados pela ação do peróxido de hidrogênio. Porém mais estudos in vivo precisam ser feitos para confirmar sua efetividade.
O uso de compostos fenólicos para combater o stress oxidativo tem adquirido cada vez mais importância, pois doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e câncer estão entre as doenças crônicas relacionadas com o dano oxidativo sofrido pelas biomoléculas, causado pelo desequilíbrio entre a quantidade de radicais livres formados e substâncias que os neutralizem. Além de doenças crônicas, esse desequilíbrio também pode ser responsável pelo aparecimento de desordens estéticas, como envelhecimento da pele, aparecimento de acne e celulite.
Conhecimentos destes compostos e pesquisas relacionadas reforçam a visão de futuro número 3 do roadmapping da Rota Estratégica em Biotecnologia Agrícola e Florestal, que possui ações estruturantes que vislumbram para a indústria paranaense a inovação em plantas com propriedades nutracêuticas. Os nutracêuticos são compostos por nutrientes, que podem ser alimento ou parte dele, com capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e tratamento de doenças. As descobertas inovadores apresentados acima são exemplos de ações que estimulam o fator crítico P&D, Tecnologia e Inovação .
Fonte: Diário Catarinense
Envie para um amigo