O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 30/04/2015
Uma nova variedade de batata-doce, de cor alaranjada, começou a ser cultivada no oeste do Paraná. Vinda do Nordeste brasileiro, e desenvolvida pela Embrapa, a variação chamou a atenção de produtores, otimistas com os resultados.
"Estou trabalhando nas mudas, quem sabe para o verão já tenho produção", diz o produtor Aloir Pasqualli.
A batata-doce alaranjada tem coloração forte porque possui uma grande quantidade de betacaroteno, que dá origem a vitamina A. A substância é importante para o corpo humano, pois previne doenças nos olhos, na pele e produz anticorpos importantes para o organismo. Além disso, o betacaroteno tem mais açúcar, tornando a variação mais doce do que a batata roxa, por exemplo.
Estudos mostram que este tipo de batata-doce possui, ainda, mais nutrientes e proteínas do que as outras variedades conhecidas. Uma porção de 25 gramas, por exemplo, tem até 10 vezes mais vitamina A do que uma porção de batata-doce tradicional.
Em Cascavel, as primeiras mudas foram plantadas na Fundetec, um laboratório ao ar livre. "Queremos multiplicar o seu cultivo e também seu uso", afirma o coordenador técnico da Fundetec, Márcio Grando. O laboratório trabalha, ainda com testes para transformar a batata em farinha.
Fonte: G1
Envie para um amigo