Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Conheça a plataforma digital iTec

Publicado em 17/03/2015

A plataforma digital iTec, lançada  no dia 11/03 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Anpei, é o núcleo de uma iniciativa mais ampla, o programa iTec. Ele foi concebido pela Anpei para estimular parceiras entre os atores do sistema de inovação nacional para a realização de negócios tecnológicos, promovendo o encontro de empresas, que buscam ajuda em seus projetos, e organizações, que possam ter as soluções para os desafios apresentados pelas companhias.

A plataforma estreou na internet com 19 desafios e 28 soluções apresentadas por empresas e universidades. Entre as empresas que já participam da plataforma estão: Vale, Embraer, Celulose Irani, Braerg - Grupo Brasileiro de Pesquisas Especializadas, Pirelli, Bosch, Vamtec e AES Brasil. Do lado das ICTs, apresentando soluções na forma de pesquisas, com potencial de aplicação no mercado, estão a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e PUC-Rio.

Acessada pelo endereço http://plataformaitec.com.br/, a plataforma é aberta a empresas de qualquer porte ou setor – de startups e incubadas até as grandes empresas. Universidades e institutos de pesquisa, públicos e privados, podem apresentar suas demandas, soluções tecnológicas para as demandas apresentadas e ainda soluções que tenha desenvolvido, mas para as quais precisa de um parceiro comercial para chegar ao mercado.

A plataforma é aberta, de acesso e navegação simples e responsiva, ou seja, é configurada para ser acessada por vários tipos de dispositivos, adaptando o layout e navegação automaticamente de acordo com o equipamento usado para navegação.

“O objetivo da plataforma é servir como espaço para o primeiro encontro entre os potenciais parceiros, que depois podem evoluir nas negociações e estabelecer contratos de parceira para desenvolvimento conjunto, licenciar ou comprar tecnologia”, explicou Naldo Dantas, secretário executivo da Anpei, durante o lançamento da plataforma.

Segundo ele, a proposta é quebrar a lógica ofertista, na qual as universidades apresentam pesquisas com potencial inovador para que eventuais empresas possam se interessar e desenvolvê-las até chegar ao mercado. Isso está presente também na plataforma, pois as ICTs são estimuladas a participar apresentando seu portfólio de pesquisas, mas abriu-se espaço para outro tipo de ação.

“A plataforma iTec parte de demandas existentes nas empresas, que estão sendo apresentadas a um conjunto de entidades e companhias que podem ter a solução para aquele desafio. E as empresas podem fazer isso sem revelar suas estratégias de negócios ou em inovação, nossa metodologia permite isso”, destacou Dantas. Ele citou como exemplo o caso da Embraer, que procura parceiros que tenham desenvolvidos soluções inovadoras para a área de segurança cibernética.

As demandas e soluções ficarão expostas por tempo determinado na plataforma. Se uma empresa apresentar uma demanda e outra empresa ou uma universidade tiver competência e conhecimento para atendê-la, poderá entrar em contato com a companhia e apresentar sua proposta de solução.

Além do espaço para demandas e soluções, a iTec tem um conjunto de guias práticos de apoio aos inovadores em seu canal Biblioteca. Entre os documentos, destaque para os Guias Práticos iTec. Um que trata apenas da metodologia para detecção e apresentação de Desafios Tecnológicos. O outro, para Soluções Tecnológicas. Os dois guias são resultado do projeto-piloto iTec, no qual quatro empresas – Braerg, Celulose Irani, Embraer e Vale – receberam apoio da Anpei para que a consultoria Inventta os ajudasse a desenvolver e aplicar a metodologia de inovação aberta baseada em desafios no âmbito de seus processos de inovação. 

Informações: ANPEI

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube