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Publicado em 17/11/2014
A Fapesp e a Peugeot Citroën do Brasil (PCBA) assinaram no dia 04 de novembro, um convênio de cooperação
para o lançamento do Centro de Pesquisa em Engenharia Professor Urbano Ernesto Stumpf. O centro de pesquisa será
voltado ao desenvolvimento de motores de combustão interna, adaptados ou desenvolvidos especificamente para biocombustíveis,
e a estudos sobre a sustentabilidade dos biocombustíveis. O acordo inclui a Universidade de São Paulo (USP),
a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Mauá
de Tecnologia (IMT).
Entre os temas que serão investigados estão novas configurações
de motores a biocombustíveis, veículos híbridos, redução de consumo, emissão de
gases e seus impactos e a viabilidade econômica e ambiental de biocombustíveis.
“O convênio
de cooperação permitirá a convergência e a interação entre a Peugeot Citroën,
a Fapesp e universidades e instituições de pesquisa, que atuarão em rede e darão contribuições
específicas em suas áreas de especialização para o desenvolvimento de motores a biocombustíveis”,
disse Celso Lafer, presidente da Fapesp, durante a assinatura do termo de convênio.
O centro terá
sede na Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp e será integrado por pesquisadores da universidade campineira,
do Laboratório de Engenharia Térmica e Ambiente (Lete) da Escola Politécnica da USP (Poli-USP), do Laboratório
de Combustão, Propulsão e Energia (LCPE) do ITA e do Laboratório de Motores e Veículos do IMT.
Os pesquisadores das quatro instituições desenvolverão estudos em suas áreas específicas
de especialização de forma integrada.
O grupo do Laboratório de Motores e Veículos
do IMT, por exemplo, vai se dedicar a ensaios de motores, área em que possui longa tradição. Já
os grupos de pesquisadores do Lete e do LCPE estarão voltados para estudar a fenomenologia básica de combustão.
“A integração desses diferentes grupos de pesquisa será um dos maiores desafios para
a construção do centro”, disse Waldyr Gallo, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da
Unicamp e coordenador do projeto, à Agencia Fapesp. “A ideia é aproveitar e fazer avançar as pesquisas
que cada um deles já realiza, sob diferentes aspectos da engenharia de motores, para avançarmos no desenvolvimento
de motores a biocombustíveis”, disse.
Leia a notícia na íntegra aqui.
Fonte: Agência Fapesp
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