O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 07/07/2014
No dia 5 de julho é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), tem colocado em prática diversos projetos e programas para incentivar o cooperativismo no Brasil. A iniciativa é de extrema importância para os cooperados, para a economia do país e especialmente para a agricultura, setor que atualmente está em primeiro lugar no ranking, com 23% das cooperativas.
Entre os principais programas que o Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop) da SDC tem colocado em prática estão o Coopergênero - Programa de Gênero e Cooperativismo, o Procoopjovem - Programa de Estímulo e Promoção do Cooperativismo para a Juventude e ainda o Pisacoop - Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo e Associativismo Rural. O objetivo é proporcionar educação, formação e capacitação, intercooperação, inovação, acesso a mercados, internacionalização de cooperativas e articulação e integração com entes públicos e privados.P ara o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, o cooperativismo é a melhor forma de fazer com que a agricultura se desenvolva de forma competitiva e melhorando a renda do produtor rural. “O cooperativismo assume importância fundamental não somente para soma de esforços e pela racionalização de tarefas, mas principalmente por meio da cooperação mutua, pois melhora o rendimento dos cooperados, aumenta a competitividade e do ponto de vista econômico e social, emprega um número considerável de pessoas e contribui economicamente em torno de 30% da balança de agronegócio para exportação”, afirmou.
Uma cooperativa é formada pela associação voluntária de no mínimo 20 pessoas unidas em torno de objetivos comuns de caráter econômico. Hoje no Brasil, são quase 7 mil cooperativas, mais de 9 milhões de associados e 300 mil empregados. As exportações já chegam a cerca de US$ 5 bilhões, tendo crescimento 582% nos últimos 10 anos, de acordo com dados da Organização das Cooperativas Brasileiras.
Projetos e investimentos nas cooperativas reforçam as visões de futuro do roadmapping da Rota Estratégica em Biotecnologia Agrícola e Florestal, principalmente os fatores críticos Politicas Públicas e Articulação entre os Atores.
Fonte: MAPA
Envie para um amigo