O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 21/05/2014
O Sistema FIEP por meio dos Observatórios SESI/SENAI/IEL produziu em 2005 o estudo intitulado “Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná”. Decorrente deste levantamento, os setores priorizados como alavanca de desenvolvimento para o Estado do Paraná foram contemplados no estudo “Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense”, que na prática elaborou um roadmapping para cada um dos 13 setores industriais estudados.
A partir do "Roadmapping da Biotecnologia aplicada para a Indústria Agrícola e Florestal", foram constituídos grupos de trabalho para concretizar as ações previstas pelos especialistas e propostas nas visões de futuro para esta indústria.
O grupo de articulação intitulado “Criação de Redes em Biotecnologia – Temática Microalgas”,que tem como objetivo criar uma rede proativa voltada para interlocução entre atores do setor de biotecnologia. O grupo realiza encontros periódicos, onde são definidas as atividades com a finalidade de atingir o objetivo proposto. A temática “Microalgas” foi definida pelo grupo como forma de priorizar um assunto para dar início à Rede.
Fazem parte do grupo instituições como TECPAR, UTFPR, IAPAR, Universidade Positivo (UP) e SENAI-CIC. No final do ano de 2013 o grupo definiu que seriam realizadas visitas técnicas nas instituições para se pudesse conhecer os laboratórios e serviços que eles podem oferecer, com o intuito de analisar as possíveis parcerias. Desta forma, foram realizadas visitas no TECPAR, na UTFPR e na UP. No último dia 13 o grupo esteve presente visitando as instalações do SENAI-CIC.Os anfitriões desta visita foram o pesquisador Carlos Roberto Dalke e a coordenadora dos laboratórios, a Sra. Rosangela Mitiyo Handa.
Os laboratórios do SENAI-CIC contam com técnicos especializados e infraestrutura para a realização de ensaios na área ambiental. São locais preparados para o atendimento das legislações ambientais vigentes, relacionadas à água e efluentes, resíduos sólidos, lodoso, material dragado e composto químico, assim como proteção do solo e aguas subterrâneas. As visitas ocorreram nos laboratórios de microbiologia, físico-química, espectrometria e cromatografia, os quais atendem diferentes demandas do setor industrial no estado paranaense.
Fonte: Observatórios
SENAI - CIC : labambiental@pr.senai.br
Envie para um amigo