O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 29/04/2014
Hoje em dia não é fácil manter uma boa alimentação. As refeições inadequadas são parte do nosso cotidiano, fazendo com que o organismo tenha uma perda de nutrientes importantes, o que reflete na pele, nos cabelos e unhas.
Neste momento, entram em ação os Nutricosméticos, também chamados de Aliméticos. O objetivo principal é minimizar alguma carência específica, promovendo a “beleza” através da saúde. Eles podem ter em sua composição vitaminas, minerais, aminoácidos, fitoterápicos ou compostos bioativos de origem vegetal, estando isolados ou associados de acordo com a necessidade, aumentando o efeito quando necessário.
Conhecidos atualmente como as pílulas da beleza, eles seguem um conceito de trazê-la de dentro para fora. Legalmente, este termo é incorreto. A ANVISA classifica esta classe de suplementos como alimentos funcionais, substâncias bioativas, suplementos nutricionais ou fitoterápicos. A ingestão desta classe de suplementos pode estar sob a forma de cápsulas ou alimentos como balas, bebidas ou iogurtes.
Alguns benefícios dos Nutricosméticos:
- Melhoram a aparência das unhas e cabelos. Os Nutricosméticos com esta finalidade são compostos por ômega 3, óleo de semente de groselha negra, zinco, vitaminas do complexo B e cromo;
- Melhoram a aparência da pele, contribuindo com a firmeza e elasticidade, além de evitar o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas. Estas cápsulas são compostas por vitamina E, colágeno, selênio, vitamina C e A, zinco, potássio e extrato de semente de uva;
- Protegem a pele, produzem o pigmento do bronzeamento e combatem os radicais livres. A composição é feita por betacaroteno, licopeno, vitamina C e E;
- Melhoram o aspecto da celulite, ajudando na dilatação dos vasos, acelerando a renovação celular, diminuindo as reservas de gordura do corpo. A pílula é confeccionada com cafeína, teobromina, guaranina, cromo, cálcio, colágeno, zinco, vitamina A e C;
- Auxiliam na desintoxicação, melhorando o metabolismo, a sustentação da pele e tendo efeito energético. O “Alimético” deve conter chlorella, vitaminas do complexo B, chá verde, guaraná, laranja amarga ou citrus aurantium, colágeno e TCM – triglicerídeos da cadeia média;
Os Nutricosméticos não têm contra-indicações, pois são considerados suplementos nutricionais. No entanto, uma alimentação saudável é fundamental para ter uma boa saúde. As “cápsulas da beleza” devem entrar apenas como um complemento das refeições.
Já os Nutracêuticos são alimentos, nutrientes ou compostos bioativos isolados que atuam na prevenção ou tratamento de doenças. São as fibras alimentares, ácidos graxos poli-insaturados, minerais, vitaminas, compostos bioativos, entre outros. Eles têm o único objetivo de prevenir doenças, promovendo a saúde e não a beleza. Também podem ser encontrados na forma de cápsulas, shakes, soluções, etc.
Substâncias consideradas Nutracêuticas:
- Antocianinas: Encontradas em frutas, principalmente aquelas de cor vermelha escura e roxa. Atuam na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer.
- Catequinas: Presentes no chá verde e no chá preto. Exercem atividade antioxidante e atuam na inibição da formação de ateromas, placas de gordura que se depositam nos vasos sanguíneos. Previnem também alguns tipos de câncer.
- Tanino: Encontrada no caju, soja, maçã e uva. É antioxidante, vasoconstrictor e antisséptico.
- Resveratrol: Presente na casca de uva e no vinho tinto. Colabora para a redução dos riscos de doenças cardiovasculares e na inibição da formação de carcinógenos, coágulos e inflamações.
- Betaglucana: Encontrada na aveia e na cevada. Atua no controle da glicemia e do colesterol sérico.
- Isotiocianatos e Indol: Presentes no brócolis, repolho, agrião e mostarda. Colabora para o aumento da atividade de enzimas protetoras contra o câncer.
- Licopeno: Está no tomate, goiaba e melancia. Possui atividade antioxidante, atua na redução do risco de doenças cardiovasculares e na proteção contra o câncer.
- Probióticos: Encontrados nos leites fermentados e nos iogurtes. Melhora a saúde intestinal e reduz o risco de câncer de intestino.
- Prebióticos: Está na cebola, banana e batata yacon. Melhora a saúde intestinal e colabora para o controle do colesterol.
A dose recomendada para o uso de um Nutracêutico é individual. Como eles são utilizados de forma isolada, ou seja, fora dos alimentos, as doses são sempre maiores. Porém doses excessivas e sem orientação podem causar efeitos nocivos à saúde.
Fonte: Globo Esporte / Globo.com
Envie para um amigo