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Publicado em 24/03/2014
De acordo com um estudo da agência de pesquisa Euromonitor, o mercado de nutrientes e bebidas ligados à saúde e ao bem-estar cresceu 82% entre 2004 e 2009 no Brasil. O faturamento passou de US$ 8,5 bilhões para US$ 15,5 bilhões no período. Desta forma, aproveitando o bom momento, os produtores brasileiros estão investindo cada vez mais nestes alimentos que estão virando tendência.
De acordo com Maria Tereza Bertoldo Pacheco, pesquisadora da área de química de alimentos do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), ligado à Secretaria de Agricultura de São Paulo, o cultivo de crucíferas como brócolis, couve-flor, alho e cebola tem crescido. Dentre os frutos, ela destaca o açaí, que segundo pesquisas, tem alta atividade antioxidante.
Outros produtos que até pouco tempo eram desconhecidos vêm ganhando espaço na mesa dos brasileiros e nas lavouras. São o caso da quinua, da linhaça, do goji berry, do açafrão e da chia. Esses produtos fornecem uma série de benefícios ao organismo humano.
Produtores reclamam das dificuldades para se dar bem no setor mesmo com os benefícios do mercado. “Alcançar nossos objetivos é complicado. Temos ausência de tecnologia para realizar a colheita, baixo interesse das administrações municipais e dificuldades em se conseguir recursos financeiros”, explica o presidente da Cooperaçafrão, Brasiliano Correia Filho. A cooperativa foi criada para dar suporte social e financeiro aos pequenos produtores que sobrevivem da agricultura familiar em Mara Rosa, no norte de Goiás. Brasiliano comenta que a Cooperaçafrão já conseguiu realizar exportações, obter financiamentos e dar a oportunidade aos produtores de realizar cursos de capacitação e treinamento.
Os negócios para quem trabalha com os produtos alternativos tendem a ser ainda melhores. Uma projeção realizada pela Euromonitor mostrou que, no Brasil, o mercado de alimentação saudável deve superar os R$ 40 bilhões este ano, o triplo do tamanho do mercado há dez anos.
A pesquisadora do Ital também tem boas expectativas em relação ao mercado dos funcionais. “Quando eu acompanhava mais esse assunto, o mercado já crescia cerca de 10% ao ano. Hoje os consumidores estão mais esclarecidos e eu vejo o Brasil acompanhando a tendência do exterior.”
Clique aqui e veja uma lista com alguns alimentos funcionais que são tendência no mercado brasileiro.
O desenvolvimento e crescimento do mercado de alimentos foncionais e com melhores propriedades nutracêuticas reforçam a visão de futuro número 3 do roadmapping da Rota Estratégica em Biotecnologia Agrícola e Florestal, com ações estruturantes que vislumbra para a indústria paranaense a inovação em plantas com propriedades nutracêuticas. A tendência de crescimento deste mercado Esse novo mercado é altamente promissor e abre um largo campo de desenvolvimento em biotecnologia. Desta maneira, especialistas da área definiram quatro fatores críticos, que possuem um conjunto de ações a serem implementadas visando à consolidação da visão: Articulação entre Atores, Políticas Públicas, P&D, Tecnologia e Inovação e Patentes.
Fonte: Globo Rural
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