O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 16/12/2013
A delegação da Ubifrance (Agência Pública Francesa para o Desenvolvimento Internacional das Empresas) realizou uma visita ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que resultou em possibilidades de abrir novos campos de cooperação e parceria com a França. A comitiva francesa era constituída de representantes de polos de indústrias e instituições de ensino com atividades relacionadas ao setor automotivo, com foco principal na identificação de oportunidades para parcerias no Brasil na área de biocombustíveis, com ênfase no biodiesel.
Os franceses foram recepcionados pelo diretor-presidente, Júlio Felix e visitaram as dependências do Tecpar, ciceroneados por Bill Costa, pesquisador do Centro de Energias do Tecpar na área de biocombustíveis, que apresentou o Centro de Energias (CEN), com ênfase no Laboratório de Microalgas, na Usina Piloto de Biodiesel e no Laboratório de Caracterização e Controle da Qualidade. O pesquisador é integrante do grupo de Articulação Criação de Redes em Biotecnologia que possui como temática de trabalho as microalgas. Este grupo é resultado da Rota Estratégica em Biotecnologia Agrícola e Florestal, que em atendimento ao fator crítico P & D, Tecnologia & Inovação, promove a articulação entre os atores do setor de bioenergia. Pesquisadores e empresas do setor se reúnem para discutir ações que possam alavancar o setor e tornar o Paraná provedor de soluções em bioenergia.
As informações transmitidas durante a apresentação sobre o CEN e as visitas às suas instalações foram de grande interesse dos visitantes, a exemplo da grande diversidade de matérias-primas que existem no país para a produção de biodiesel. Também o cultivo de microalgas e a produção de biomassa para a extração de produtos de alto valor agregado, além do gerador de energia elétrica operando com 100% de biodiesel, chamaram a atenção durante a visita ao Laboratório de Microalgas e Usina Piloto de Biodiesel.
“As atividades desenvolvidas pelo Tecpar nesse segmento foram particularmente úteis para os membros da delegação, os quais se impressionaram com nosso trabalho e identificaram temas específicos que podem no futuro propiciar a concepção de projetos em parceria. São exemplos as interações entre motores e o biodiesel, a produção de sensores para esse biocombustível e a eficiência energética associada ao transporte inovador e os processos ecoeficientes” comenta Bill Costa, completando: “Acredito que a visita foi bastante proveitosa para ambas as partes e senti a intenção de vários membros da delegação de voltarem a nos contatar para interações futuras, podendo assim possibilitar nossa atuação em outras linhas de trabalho associadas aos biocombustíveis”.
As possíveis parcerias que possam vir ocorrer a partir desta visita reforçam a visão de futuro do Roadmapping de Biotecnologia aplicada à indústria agrícola e florestal, que visa à indústria paranaense como provedora de soluções em bioenergia, atendendo o fator crítico articulação entre os atores, especificamente a ação estruturante de articular projetos integrados academia/indústria em nível nacional e internacional.
Leia a reportagem na íntegra.
Fonte: TECPAR
Envie para um amigo