O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 18/11/2013
Os picles de nabo (suguki) são muito populares no Japão e também bastante conhecidos no Brasil, sobretudo em regiões com grande número de imigrantes japoneses. O suguki, um curtido feito à base de nabo, possui uma bactéria chamada Lactobacillus brevis que aumenta a imunidade.
A Doutura Naoko Waki , responsável pelo estudo, afirma que os resultados experimentais mostraram que, quando uma cepa específica de Lactobacillus brevis foi ingerida por camundongos, ela teve efeitos protetores contra a infecção pelo vírus influenza.
A bactéria age aumentando a produção de moléculas do sistema imunológico do corpo e anticorpos específicos contra a gripe, além de aumentar a atividade para erradicar as células já infectadas pelo vírus da gripe. Os efeitos foram suficientes para impedir a infecção pelo vírus H1N1 da gripe. Os cientistas acreditam que o potencial do probiótico pode ser suficiente para proteger contra outras infecções virais, incluindo o vírus H7N9, que surgiu recentemente na China.
O próximo passo das pesquisas é analisar se o mesmo efeito será observado em humanos. Testes clínicos usando uma bebida probiótica contendo Lactobacillus brevis estão em andamento. Os cientistas estão esperançosos de que, garantida uma quantidade apropriada de bactérias, os alimentos que as contenham possam vir a se o tornar verdadeiras "vacinas contra a gripe", ou superalimentos.
Fonte: Diário da Saúde
Envie para um amigo