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Paraná é considerado um polo no mercado de cosméticos sustentáveis

Publicado em 01/10/2013

Indústrias paranaenses apostam em produtos de beleza feitos com ativos naturais orgânicos e sem ingredientes químicos

A preocupação com produtos sustentáveis e menos tóxicos tornou Curitiba como referência em produtos orgânicos. Agora a ideia é estender estes aspectos para o setor de cosméticos, juntamente com a contemplação da biodiversidade brasileira.

O estado do Paraná hoje faz parte do circuito da indústria brasileira de beleza, antes dominado principalmente por São Paulo e Amazonas. O mercado de cosméticos que trazem a proposta de sustentabilidade e fórmulas mais naturais tem encontrado no estado a cadeia produtiva necessária para o desenvolvimento de indústrias e marcas.

Segundo a consultoria Euromonitor International , o Brasil é o 3ᵒ produtor mundial de cosméticos verdes. Para a consultora da área cosmética, Sonia Corazza, o Paraná possui dois aspectos fundamentais para o desenvolvimento deste nicho de mercado: recursos naturais e profissionais com conhecimento técnico.

clique para ampliar>clique para ampliarFábrica Feito Brasil, localizada na região de Maringá (Foto: Gazeta do Povo)

Os cosméticos sustentáveis, conhecidos como cosméticos orgânicos ou naturais, são produtos feitos com ativos naturais orgânicos e sem ingredientes químicos e tendem a oferecer menores riscos à saúde. No entanto, a desinformação, o alto preço e a insegurança fitossanitária são alguns fatores no caminho dos cosméticos verdes brasileiros. A Lei Nacional de Orgânicos, de 2003, ainda não teve regulamentada a parte que trata de cosméticos. Como o debate não acompanha o mercado, marcas buscam aval de certificadoras privadas. Ainda, pelo fato de faltar normas sanitárias no Brasil, os produtos são classificados de acordo com nomenclaturas e fórmulas internacionais (leia mais).

A Cativa é um exemplo de empreendedorismo neste mercado verde.  Fundada em 1990 em Curitiba, hoje possui franquias por todo o país, com um portifólio de 72 produtos de cosméticos orgânicos.  A Feito Brasil, de Mandaguaçu, na região de Maringá, também aposta no mercado sustentável, crescendo seu faturamento em 87% de 2011 a 2013. Em 2014, a empresa passará a exportar para a Europa. Lançada em novembro, a Exsicata, de Rio Negro, tem o plano ousado de ser uma alternativa entre marcas de ponta, com a proposta de investir em compostos de plantas brasileiras.

 A busca dos consumidores por ideias de sustentabilidade e investimentos de formas preventivas em sua saúde faz com que este novo mercado seja altamente promissor, abrindo um largo campo de desenvolvimento de biotecnologia. Juntamente com substâncias biotecnológicas, os nutracêuticos também podem ser aplicados no mercado de cosméticos. Diferente da ação de um simples creme ou loção que tem ação cutânea, os nutracêuticos são compostos por nutrientes, que podem ser alimento ou parte dele, com capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e tratamento de doenças. Os nutracêuticos também atuam como coadjuvantes em processos fisiológicos, ajudando no restabelecimento de estruturas cutâneas e suprindo nutrientes que são perdidos naturalmente no processo de envelhecimento.

 A consolidação do estado do Paraná no polo de cosméticos sustentáveis reforça a visão de futuro número 3 do roadmapping da Rota Estratégica em Biotecnologia Agrícola e Florestal, com ações estruturantes que vislumbra para a indústria paranaense a inovação em plantas com propriedades nutracêuticas,

Fonte: Gazeta do Povo, Paraná Online

 

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