O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 19/09/2013
Uma pesquisa da Unidade de Café e Coração do Instituto do Coração, em parceria como Consórcio Pesquisa Café (InCor), coordenado pela Embrapa Café, avaliou os efeitos do café sobre a pressão arterial e o coração de pacientes coronarianos. A investigação começou há quatro anos, com o objetivo de conhecer melhor as propriedades nutracêuticas do famoso “cafezinho” .
O estudo envolveu 114 pacientes, cerca de 60% eram saudáveis e 40% tinham doenças coronárias. Durante 3 semanas, os participantes foram proibidos de ingerir cafeína e passaram por uma bateria de exames. Posteriormente, alguns pacientes foram selecionados para beber café de torra média clara e a outra parte, o de torra média mais escura durante 4 semanas. Então, repetiram os mesmos exames.
Os resultados demostraram que o café de torra clara tem leve tendência a aumentar a pressão arterial. Já o café de torra escura não causou nenhuma alteração na pressão. Além disso, houve um discreto aumento no colesterol ruim e também no colesterol bom.
Há muitos estudos que avaliam os benefícios e malefícios do café. Pesquisas epidemiológicas realizadas pelo instituto americano de câncer avaliaram mais de 400 mil pessoas durante 20 anos e mostraram que os pacientes com câncer com hábito de tomar café morreram menos do que aqueles que não ingeriam a bebida. Outros estudos sugerem que os diabéticos que tomam café morrem menos do que os diabéticos que não tomam.
Recentemente, pesquisas concluíram que a cafeína e o ácido clorogênico, um dos componentes da bebida, induzem o indivíduo a responder melhor à sua própria insulina. Ainda, alguns estudos já comprovaram a ação estimulante do café sobre o sistema nervoso, aumentando a atenção, a concentração e a memória de curto e médio prazo, sendo recomendado, inclusive, para estudantes de todas as idades. Também apontam que o café pode atuar na prevenção do câncer de cólon e reto, doença de Parkinson e de Alzheimer (leia mais).
A criação da unidade de pesquisa sobre café e coração no InCor foi motivada pelo desconhecimento e crenças sem base científica sobre o café. No passado, acreditava-se que o café trazia malefícios a saúde, aumentando a pressão sanguínea, causando arritmia e até mesmo provocando infartos. O InCor pretende realizar uma série de estudos, possuindo atualmente grupos de pesquisa com café arábica e blends. Os efeitos do café descafeinado e do expresso encontram-se como objetivos da unidade de pesquisa.
Fonte: Saúde Plena
Envie para um amigo