O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 28/08/2013
A Austrália está desenvolvendo variedades transgênicas de trigo para combater os persistentes problemas com seca e geadas que comprometeram a produção em muitos anos da década passada, informou o ministro de Agricultura e Alimentação de Western Australia, Ken Baston, ao Wall Street Journal. Caso seja bem sucedida, a iniciativa pode resultar no primeiro trigo geneticamente modificado a ser plantado comercialmente. O cultivo comercial de tipos transgênicos do cereal atualmente não é autorizado em nenhum lugar do mundo.
"Os atuais projetos de pesquisa em trigo estão focados no desenvolvimento de variações genéticas para tolerância à seca e às geadas em variedades comerciais", disse Baston. Em maio, os Estados Unidos anunciaram a descoberta de um trigo transgênico em uma plantação em Oregon, o que levou vários países a impor restrições à importação ou intensificar os testes de cargas norte-americanas.
A pesquisa e o desenvolvimento de variedades geneticamente modificadas está sendo conduzida sob rígidas normas em instalações especificadas e o cultivo comercial apenas será permitido depois de um rigoroso processo de testes, esclareceu o ministro. "O objetivo é desenvolver métodos de seleção genética de baixo custo para os criadores melhorarem a produtividade em ambientes de pouca chuva", disse ele, sem informar quando o transgênico estaria disponível.
Em 2012, a região de Western Australia foi prejudicada por uma das piores secas em um século e muitas áreas ainda sofrem com a falta de chuvas neste ano. A região dispõe de instalações para pesquisa "Novos Genes para Novos Ambientes" em Merredin e Katanning, onde as companhias privadas podem testar os organismos modificados geneticamente para tolerância à seca ou às geadas nas áreas que realmente enfrentam essas condições climáticas, explicou Baston.
Fonte: Revista Globo Rural
Envie para um amigo