O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 27/05/2013
Em seu artigo intitulado “Ouro Verde: Alimentos bioativos de origem vegetal”, o professor e pesquisador Dr. Daniel König, da Universidade de Freiburg (Alemanha) relata os benefícios dos alimentos com propriedades funcionais.
Dentre os exemplos citados estão os vegetais crucíferos (por exemplo, o brócolis), a curcumina e o suco de maçã turvo, onde foram comprovados efeitos benéficos sobre a saúde.
"Nós sabemos que os antioxidantes captam os radicais livres, mas há tantos fatores que desempenham papel na dieta que, até agora, não foi possível encontrar a composição ideal de fibras alimentares, vitaminas e fitoquímicos”, afirma o Dr. König. Em sua opinião, para muitos destes alimentos ainda faltam evidências de que algumas substâncias isoladas podem inibir o desenvolvimento de certas doenças. "Minha suspeita é de que não há um princípio de atuação isolada que se sobreponha aos demais (princípios ativos)", opina o médico.
O Dr. König está convicto de que a natureza, o solo e a insolação natural, ou seja, o conjunto dos fatores ambientais transformam a fruta ou o legume naquilo que ele realmente é, e que as substâncias somente se tornam ativas e valiosas pelo conjunto da interação entre estes e outros fatores. Pelo contrário, com a administração de cada um dos componentes isoladamente, não foi possível comprovar nenhum dos efeitos atribuídos ao suco natural de maçã. Os mecanismos moleculares ainda são mal compreendidos. O que se sabe, no entanto, é que pessoas que ingerem muitas maçãs, tem menor probabilidade de sofrerem de doenças crônicas e de câncer.
Corroborando com esta constatação, a revista “Cria Saúde” publicou recentemente uma lista de 15 “super alimentos“ encontrados no Brasil, e que dificilmente são encontrados em outros países, descrevendo algumas das propriedades nutracêuticas de cada uma (leia). Ao final do artigo recomenda que “A melhor dica, é ter uma dieta diversificada (...)”.
Envie para um amigo