O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 08/02/2013
Especialistas da área econômica fizeram um balanço do desempenho da indústria de transformação no Brasil, no ano de 2012. A avaliação é unânime no que se refere aos resultados obtidos: a queda de 2,7% a nível nacional reflete um desempenho que ficou bem abaixo das expectativas do setor. O Paraná acompanhou esta tendência, com 4,8% de retração, e fechou o ano com o pior resultado da série histórica desde 1998, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Das 14 atividades pesquisadas pelo IBGE no Estado, oito apresentaram queda em 2012, com destaque para o setor o setor de veículos automotores (-16,2) e de edição e impressão (-14,4%).
A boa notícia vem do setor madeireiro, que registrou alta de +24,7% e o setor de refino de petróleo e produção de álcool, com crescimento de +12,3%.
O diretor do Ipardes, Gilmar Mendes Lourenço, avalia que a partir de abril deve haver uma retomada do crescimento, pois atualmente está havendo a entrega dos estoques. Ele também destaca a retomada da produção industrial no estado com a maturação dos investimentos do Programa Paraná Competitivo – estruturado desde o começo de 2011, e que já contabiliza mais de R$ 20,0 bilhões em projetos industriais.
Fonte: Gazeta do Povo
Envie para um amigo