O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 05/02/2013
Segundo informações do Presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Maurício Antônio Lopes, "há uma tendência de surgimento de uma indústria química verde, em que se possa tirar da biomassa componentes que hoje são derivados da indústria petroquímica e do petróleo." (leia).
O início de um projeto de pesquisa com microrganismos para produção de etanol celulósico (2G) na Embrapa Agroenergia é um sinal de que a empresa está alinhada com esta tendência. Com o uso de ferramentas de Genômica Funcional, Transcriptômica e Metabolômica, os pesquisadores vão criar uma base de dados e utilizá-la na definição de alvos para o melhoramento genético de espécies de leveduras, com o objetivo de obter boas fermentadoras de xilose.
O projeto forma uma rede multi-institucional da qual participam mais de 20 pesquisadores doutores das unidades Informática Agropecuária e Florestas da Embrapa, além da Fiocruz, Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade de Campinas (Unicamp).
Leia mais...
Envie para um amigo