O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 09/11/2012
O sistema desenvolvido pelo grupo de pesquisa do TECPAR utilizou-se de microalgas para desenvolver um sistema de captação de emissões de CO2 emitidas pela chaminé de churrascarias. Inicialmente as algas eram coletadas do Passeio Público (Curitiba, PR), mas com o uso da biotecnologia foi feita uma seleção para as espécies com maior resistência.
O sistema é inédito e vem chamando a atenção de empresas do Paraná (veja aqui), e também de outros Estados. No caso da churrascaria Devon's, de Curitiba, foi alcançada uma redução em 35% do volume de fumaça emitida pelas chaminés. A redução trouxe benefícios ao ambiente, mas também aos moradores das proximidades do estabelecimento.
Os pesquisadores do TECPAR também participam ativamente do grupo de articulação da Rota Estratégica para o Futuro da Indústria Paranaense para o Setor de Biotecnologia Agrícola e Florestal, no projeto "Criação de Redes em Biotecnologia - Temática microalgas". A criação de uma rede em biotecnologia direcionada à temática microalgas tem sido pauta do grupo, que iniciou seu trabalho em 2011 e desde lá realizou seis encontros presenciais, e também conta com a participação de representantes da indústria (Biosan e Devon's), assim como de instituições de pesquisa, como a UFPR e a UNICENTRO.
Para informações adicionais sobre o projeto das Rotas Estratégicas veja aqui.
Envie para um amigo