O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 21/06/2012
O crescimento da população mundial e as suas demandas por energia, especialmente as derivadas de petróleo são temas de debates intensos na Rio+20. Os gastos com subsídios aos combustíveis fósseis gira em torno de 400 a 600 bilhões de dólares, mas pode chegar a valores muito maiores. Com o crescimento populacional podendo chegar a 9 bilhões de pessoas em 2050, serão necessários 180 barris de petróleo para atender a demanda global.
Porém, segundo alerta de vários especialistas e, no contexto da Rio+20, Kornelis Blok, fundador da Ecofys Group, consultoria especializada em energias sustentáveis, afirmou "o petróleo fácil e barato acabará nas próximas décadas". A proposta, que não é tão simples de equacionar, fica para o uso de energias renováveis. Thomas Nagy, vice-presidente executivo da Novozymes, afirmou que "Poderíamos usar uma fração desse dinheiro usado nos subsídios para implementar tecnologias já existentes, como é o caso da biomassa". Atualmente, estima-se que 17% do consumo global seja suprido através de fontes renováveis.
O fim dos subsídios aos combustíveis fósseis foi o grande tema do debate "Energia Sustentável para Todos", parte dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, realizados no Riocentro, no Rio de Janeiro, e, para muitos especialistas, pode gerar um impacto negativo na economia. Leia mais
Com informações de Exame.com
Envie para um amigo