O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 01/03/2012
Edição da revista Nature de janeiro de 2012 destaca o Experimento de Larga Escala na Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), projeto que vem sendo desenvolvido há mais de vinte anos pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) em parceria entre diversas instituições, com a coordenação do professor Paulo Eduardo Artaxo Netto, do Instituto de Física (IF) daUniversidade de São Paulo (USP).
Em texto publicado no periódico, Artaxo conta como um grupo de cientistas colocou em prática "um ambicioso plano para estudar a floresta amazônica de uma forma totalmente nova, para melhorar a nossa compreensão da floresta e seu papel no sistema climático global". O intuito era construir uma base científica para aprender como a região poderia ser desenvolvida de forma sustentável.
Especialista em mudanças climáticas, o físico deu este depoimento a convite da Nature, após ter redigido um primeiro artigo, para a mesma edição, em que sintetizava os resultados das pesquisas realizadas pelo LBA.
Chamou a atenção dos editores a capacidade do projeto em agregar, por 20 anos, cientistas de diferentes setores e nacionalidades, em torno do complexo objetivo. O LBA envolve cerca de 1100 de pesquisadores e estudantes, produziu mais de dois mil trabalhos publicados e mais de 300 teses e dissertações, sendo o maior experimento científico ambiental em execução atualmente. Leia mais
Informações de Agrosoft Brasil
Envie para um amigo