O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 09/02/2012
Para participar o candidato deve desenvolver integral ou parcialmente suas teses de doutorado ou projetos de pós-doutorado dentro das respectivas áreas prioritárias: Microeletrônica; Materiais; Luz e Superfícies; Produção; Ciências da Vida; e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Os interessados devem verificar as vagas oferecidas pelo Fraunhofer no Portal do CsF (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br ) e encaminhar as propostas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio da Plataforma Carlos Chagas, até o próximo dia 16 de março.
Convênio - A sociedade Fraunhofer é a maior organização de pesquisa aplicada da Europa e exemplo de instituição de excelência na promoção da pesquisa e da inovação. No início do ano (10/01), os governos brasileiro e alemão firmaram convênio com a organização, para que avalie as instituições de pesquisa e inovação do Brasil. O instituto fará o acompanhamento, certificação e avaliação do trabalho de instituições de pesquisa e inovação, que atendem a demandas da indústria brasileira.
O Fraunhofer congrega 60 centros de pesquisa em todo o mundo e 32 deles já desenvolvem projetos específicos no Brasil, na área de calçados, na indústria têxtil, automotiva, de alimentos e de eletroeletrônicos. Na Alemanha, o instituto trabalha com os setores mais importantes da indústria alemã na área da tecnologia.
O Programa visa facilitar a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, com vistas a promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacionais, estimulando brasileiros a estudar e pesquisar no exterior.
Mais informações estão na Chamada 03/2012 disponível no portal do Programa Ciência sem Fronteiras ou na página do CNPq .
Informações de CNPq
Envie para um amigo