O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 09/01/2012
A Embrapa Transferência de Tecnologia está disponibilizando no mercado, sementes da cultivar de milheto BRS 1501, com características como ciclo de florescimento de 50 dias, maturação fisiológica de 80 dias e ótima capacidade de perfilhamento, além de potencial produtivo de grãos de 2,5 toneladas por hectare.
Cultura alternativa para cobertura de solo, controle de nematoides, forragem e ração animal, com teores de proteína em torno de 12%, a cultivar possui qualidades nutricionais para ser usada como ração de aves, suínos e ruminantes e, é uma excelente opção para o plantio da safrinha. Resistente às principais pragas da lavoura, o milheto pode ser usado na rotação de cultura, reduzindo a população de nematoides, podendo ser aproveitada na pecuária, como opção complementar aos capins com baixos teores de carboidratos e proteínas.
A planta se adapta bem a vários tipos de solo, incluindo os de baixa fertilidade e déficit hídrico. Comparada ao milho e ao sorgo, a planta Pennisetum glaucum apresenta vantagens em relação ao consumo hídrico, redução de custos de produção em geral, com alta capacidade de ciclagem de nutrientes, crescimento rápido, produção de biomassa, que é uma grande vantagem em região tropical, onde se tem dificuldade na obtenção de palhada para plantio direto. Ainda, o milheto possui características importantes na recuperação de pastagem e pode ser usado na produção de silagem. A mecanização da semeadura é descomplicada, assim como há facilidade na produção de sementes. Leia mais
Com informações de Portal Fator Brasil
Envie para um amigo