O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 05/01/2012
Ampliar a comercialização de produtos adquiridos em mãos de cooperativas de agricultores familiares por redes de supermercados é um dos objetivos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O ministério lança neste mês uma chamada pública para qualificar empreendimentos de pessoas jurídicas interessadas em participar da iniciativa, revela Arnoldo Campos, diretor da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF).
Aproximar agricultores familiares da rede varejista é uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria, que já promoveu assinaturas de pacto entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em todas as regiões do país.
O acordo visa promover a capacitação, contratação de mão de obra e aquisição de produtos da agricultura familiar pelas lojas filiadas à Abras e contribuir no combate à pobreza extrema.
"Os produtos da agricultura familiar estão chamando a atenção da grande rede varejista", garante Arnoldo Campos.
Os produtos de cooperativas que hoje já são comercializados graças aos acordos vão desde itens básicos de alimentação, como feijão, milho e mandioca, até os diferenciados e de maior valor agregado, como os da sociobiodiversidade, orgânicos e agroindustrializados.
Para o início deste ano, afirma Arnoldo Campos, o MDA vai lançar a primeira chamada pública para inserir mais empreendimentos de pessoas jurídicas interessados em participar da proposta. "A ideia é que seja aberto um processo de seleção de empreendimentos que têm interesse em receber qualificação e apoio do governo para vender à rede varejista", explica.
Hoje, além das redes de supermercados de atuação regional como Yamada e Marborges, no Pará, outras de alcance nacional como Wallmart e Grupo Pão de Açúcar já comercializam os produtos da agricultura familiar.
O Grupo Pão de Açúcar assinou este ano o termo de cooperação junto ao MDA e MDS. Pelo acordo, 62 lojas em São Paulo, capital, e interior; Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba passam a contar com os produtos da agricultura familiar.
Em 03 de janeiro de 2012
Fonte: Ascom/MDA
Envie para um amigo