O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 29/12/2011
A agroecologia vem sendo reafirmada como campo de conhecimento de caráter multidisciplinar que apresenta uma série de princípios, conceitos e metodologias que permitem avaliar os agroecossistemas. Essa análise é realizada de modo a abranger dados sobre a agrobiodiversidade, manejo de recursos naturais e valores socioculturais, buscando-se promover um manejo holístico das áreas cultivadas.
Incentiva-se a criação de ambientes com maior complexidade em termos de fauna e flora com a finalidade de promover e/ou otimizar as inter-relações ecológicas que ocorrem entre os organismos. Segundo os conceitos agroecológicos, ambientes mais complexos são mais estáveis e sustentáveis, exigindo, progressivamente, menor entrada de recursos para sua manutenção.
A agricultura orgânica vem se destacando como estratégia compatível ao manejo agroecológico de pragas, principalmente em plantios de pequena escala ou agricultura familiar. O uso de cobertura vegetal associada à adubação verde, por exemplo, além de melhorar as condições nutricionais das plantas conferindo-lhes resistência ao ataque de pragas, contribui também para aumentar a diversidade de insetos benéficos por proporcionar melhores condições para o estabelecimento destes, com a manutenção das funções ecológicas que ocorrem entre as espécies e destas com o meio abiótico.
Outros tipos de manejo associados à produção orgânica, como o uso de caldas e extratos vegetais para o controle de insetos (com baixa toxicidade ambiental e alta especificidade), o plantio consorciado de espécies vegetais, a implantação de sistemas agroflorestais e o uso de culturas de cobertura de solo também interferem na dinâmica da comunidade de insetos.
Muitos produtores de frutíferas são resistentes em relação à abordagem agroecológica, já que esta exige conhecimento de tecnologia às vezes de difícil implementação (pois inicialmente exige maior acompanhamento técnico e mais mão-de-obra) e por falta de informação nessa área. O nível cultural dos agricultores, muitos já acostumados aos plantios convencionais pela rapidez da produção e pela aparente segurança em relação a solução de problemas a curto prazo, também dificulta o emprego de técnicas voltadas à produção orgânica. Estratégias que visem aliar conhecimentos tecnológicos ao conhecimento popular e à educação ambiental são fundamentais para que, através do diálogo, da conscientização e do treinamento, o interesse sobre esse tipo de produção seja crescente. Leia mais
Informações de Agrosoft
Envie para um amigo