O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 09/12/2011
Nova variedade de tomates com maior quantidade de antioxidantes foi desenvolvida pela ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) da USP. A aparência roxa, com presença de antocianina é resultado de um processo de melhoramento genético por cruzamentos. Nenhum processo de transgenia foi usado para obtenção da variedade, que agrega ainda, as mesmas quantidades de licopenos, responsáveis pela cor vermelha dos tomates conhecidos e, maiores quantidades de vitamina C. Os antioxidantes antocianina e licopeno não interferem nas propriedades um do outro, pois são depositados em partes diferentes das plantas.
Algumas das vantagens da variedade com os antioxidantes presentes são a prevenção de várias doenças cardiovasculares e de câncer. Com a inserção de antocianinas nos frutos, as propriedades nutricionais dos tomates foram ampliadas, tornando o vegetal ainda mais benéfico ao organismo e com funções terapêuticas. De acordo com os pesquisadores responsáveis pelo trabalho, os antioxidantes licopeno e antocianina possuem ações complementares, complementados pela vitamina C, de modo a fazerem da planta um forte aliado da saúde.
As sementes originais devem ser compradas pelos produtores para obter o tomate roxo. As gerações produzidas a partir de outras sementes tornam a produção irregular. Leia mais
Com informações de Diário da Saúde
Envie para um amigo