O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 04/11/2011
Existem mais de 100 estudos em todo o mundo sobre os efeitos do chá verde. Desde 2006 é conhecido que o consumo de chá verde ou extratos de chá verde tem um efeito de promoção da saúde e prevenção de doenças.
A razão para isto é a substância epigalocatequina-3-galato (EGCG), que teve efeitos positivos comprovadas contra doenças como diabetes, obesidade, câncer, Alzheimer, esclerose múltipla e distrofia muscular de Duchenne. Segundo o professor neurologista Friedemann Paul (da Charité), é difícil comparar o grande número de estudos. "Os produtos utilizados não são padronizados. Existem chás e cápsulas, que contêm diferentes concentrações de EGCG e alguns são enriquecidos com aditivos tais como a cafeína", disse ele na conferência. "Isso complica a interpretação dos resultados. Portanto, não há indicação sobre a biodisponibilidade da substância e não existem declarações claras sobre o quanto da substância deve ser administrada para alcançar um efeito positivo."
A reunião também aconteceu para mostrar o que é considerado seguro em ensaios clínicos até agora e como a pesquisa clínica com EGCG pode avançar. Como a substância em geral não é de interesse para a indústria farmacêutica, há que se admitir um problema com o financiamento de estudos, continuou Paul. A reunião também serviu para salientar o efeito preventivo do EGCG, que poderá resultar em opções terapêuticas para melhorar os sistemas de saúde sobrecarregados de cuidados em nações industrializadas. Leia mais
Com informações de Biotechnologie.de
Envie para um amigo