Publicado em 25/10/2013
Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta quinta-feira (24) aponta que 54%
dos domicílios no Brasil têm carro ou motocicleta disponíveis para o deslocamento dos moradores.
O
estudo do Ipea é baseado em dados da Pesquisa Nacional por Domicílio (Pnad) de 2012 feita pelo Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística (IBGE).
Um dos responsáveis pela análise, o pesquisador Carlos Henrique de Carvalho, afirmou que esta é a
primeira vez que a maioria dos domicílios conta com um veículo próprio.
"O Pnad de 2012 é o
primeiro que registra uma taxa maior que 50%. Agora foi de 54%, mas antes estava ficando na casa dos 40%", disse.
Comparando dados do Pnad de 2008 com os de 2012, houve um aumento de nove pontos percentuais na quantidade de casas com veículos particulares. Segundo o Ipea, o índice era de 45% há cinco anos.
Para Carvalho, a taxa de motorização está aumentando em todas as classes sociais. "Os mais ricos estão
com mais carros, mas os mais pobres também. Então, pelo menos, no final das contas, isso é positivo,
porque cresceu para todo mundo", declarou.
De acordo com o Ipea, os dados mostram que o aumento do uso de veículos
particulares para deslocamentos se dá em detrimento do uso do transporte público.
O instituto chama a atenção,
durante a análise, para uma possível piora no trânsito das grandes cidades e ressalta que é preciso
que o governo tenha políticas públicas eficientes para minimizar os transtornos causados pelo aumento do transporte
individual.
O estado de Santa Catarina é o que registrou mais domícilios com carros ou motos particulares
(74,3%). Em seguida, Rondônia (68,2%) e Mato Grosso (67,9%), seguido pelo Paraná (67,7).
A taxa mais baixa no país foi registrada em Alagoas. De todos os lares no estado alagoano, 32,4% possuem um veículo. As regiões Norte e Nordeste são as de menor motorização por domicílio.
Na faixa de renda de até um quarto do salário mínimo per capita, 28,2% das famílias têm
carro ou moto. A quantidade de veículos particulares dessa parcela da população cresceu dez pontos percentuais
do Pnad de 2008 para o de 2012.
Entre as famílias com renda de até meio salário mínimo por
pessoa, 35% têm veículos privados. Em 2008, o percentual era de 23%.
Quanto maior a renda das famílias,
menor a quantidade de motos e maior a de carros, segundo o Ipea.
Nos lares cuja renda por pessoa fica entre um e dois salários mínimos, 39,6% têm carro, 10,6% têm moto e 11,4% têm os dois. Nos domicílios em que cada pessoa tem renda de mais de cinco salários mínimos, 76,6% têm somente carro, 1,2% apenas motocicleta e 10,8% têm ambos.
O estudo mostra que em 45% das casas urbanas há um carro. Na área rural, esse índice cai para 28%. Na zona urbana, 17,9% dos lares têm moto – na zona rural, são 33% e, considerados todos os lares brasileiros, as motos estão em 20,1%.
Fonte: G1
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