Publicado em 11/07/2013
Manifestantes do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) e funcionários de pelo menos sete montadoras de Curitiba e Região se reúnem desde o início da madrugada desta quinta-feira (11) para protestar com faixas e cartazes em apoio ao Dia Nacional de Lutas. De acordo com a assessoria de imprensa do SMC, até as 7h20 cerca de 10 mil pessoas tinham aderido aos protestos, que são realizados em frente às fábricas. Os serviços estão paralisados e às 10h está marcada uma assembleia para decidir por quanto tempo deve durar o manifesto.
Entre as reivindicações dos trabalhadores estão redução da jornada de trabalho para 40 horas, valorização das aposentadorias, e revisão dos preços das taxas de pedágio e mudanças no sistema de eleições do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR). Entre as montadoras que estão sendo afetadas pelos protestos estão a Renalt, Volvo e Volkswagen. Todos os protestos são realizados de forma pacífica, segundo o sindicato.
Às 8h, os trabalhadores deixaram a fábrica da Volkswagen e seguiram passeata pela BR-376, em São José dos Pinhais, no sentido Curitiba. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) faz a escolta dos manifestantes. Há lentidão no trecho.
Fonte: G1/PR
Envie para um amigo