Publicado em 27/01/2011
Conclusão desta variável no estudo "Cenários da Indústria Automotiva - RMC 2020".
Com vistas a identificar a matriz energética do setor de transporte automotivo do Brasil, os especialistas foram convidados a sugerir qual seria a participação relativa de cada um dos combustíveis existentes e outros ainda em testes de mercado. Lembrando que em 2008 os combustíveis renováveis (etanol e biodiesel) representavam cerca de 50% do consumo de combustíveis para veículos no Brasil (Agência Nacional do Petróleo, 2009), perguntou-se: qual será a participação tanto dos combustíveis alternativos já existentes, quanto dos que estariam por vir.
Um quadro elaborado a partir das respostas
da pesquisa apresenta uma participação decrescente da gasolina na matriz brasileira, ao passo em que cresce a relevância de
outros combustíveis fósseis (GNV e diesel), além de uma elevada participação do etanol. Talvez de igual importância, o quadro
demonstra o início da participação de outros combustíveis
como a eletricidade e o hidrogênio, mesmo que em pequena escala.
Implicações acerca dessa matriz são de fundamental importância para o futuro do setor, uma vez que a composição da matriz
energética do setor não só pode influenciar a infraestrutura necessária para viabilizá-la como também na oferta tecnológica
das montadoras em relação às preferências de seus consumidores. A existência de uma participação relativa importante do diesel
e da eletricidade representa uma mudança de paradigma na matriz atual e exigirão adaptações por parte da indústria nacional
e local.
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