O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 25/10/2013
Em 2005 a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, por meio dos Observatórios SESI/ SENAI/ IEL, produziu o estudo “Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná”que identificou 12 setores industriais mais promissores para o futuro do Estado do Paraná:
A partir dos Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná evidenciou-se a necessidade de criar mapas de trajetórias a serem percorridas para materializar o potencial percebido nos domínios apontados como pertinentes para o estado. Assim, concebeu-se o projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense com o objetivo de sinalizar caminhos de construção do futuro para cada um dos setores e áreas identificados como mais promissores para a indústria do Paraná nos horizontes de 2015, 2018 e 2020.
A identificação das ações necessárias para o desenvolvimento dos referidos setores industriais gerou a necessidade de promoção de uma maior interação entre atores, o que levou os Observatórios SESI/SENAI/IEL a darem início ao projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense.
Atendendo primeiramente a cinco setores: metal mecânico, biotecnologia agrícola e florestal, biotecnologia animal, indústria agroalimentar e energia. O principal objetivo da articulação setorial consiste em fornecer informações estratégicas e promover a interação entre representantes de setores portadores de futuro para a concretização das ações previstas em cada roadmapping.
A metodologia da articulação das rotas estratégicas para o futuro da indústria paranaense consiste: (i) na realização de encontros temáticos, (ii) na elaboração de informativos eletrônicos, (iii) no monitoramento do setor industrial e publicação periódica via blogs setoriais (http://www.observatorios.org.br/agroalimentar/), (iv) na aproximação Universidade-Empresa; (v) na intermediação de parcerias, (vi) na promoção de eventos setoriais e (vii) na divulgação de editais de fomento.
A estratégia de articulação deste setor industrial promoveu três encontros grandes envolvendo a mobilização de industriais e pesquisadores do setor. O grupo definiu uma atuação por visões de futuro para o setor com o objetivo de acelerar a proposição e execução de projetos com vistas a consolidar as ações propostas no Roadmapping Indústria Agroalimentar.
Assim, foram criados cinco grupos de trabalho, com as seguintes temáticas: (i) alimentos funcionais para fins especiais; (ii) alimentos orgânicos; (iii) valorização de resíduos, (iv) internacionalização e imagem de marca e (v) Rodada de Negócios Tecnológica.
Vale ressaltar que os trabalhos desenvolvidos pelos Observatórios SESI/ SENAI/ IEL são embasados na metodologia de prospectiva estratégica que preconiza a construção coletiva do futuro desejado. Desta forma, é essencial que para o sucesso dos trabalhos os diversos segmentos da sociedade (academia, indústria, associações de classe, governo, etc.) estejam envolvidos para garantir que todos os interesses sejam abarcados nos resultados.
Demais empresas e instituições interessadas em colaborar neste processo de articulação podem entrar em contato com a equipe.
Contato para participar do Projeto de Articulação da Rota Estratégica do Setor Agroalimentar: observatorios.rota.agroalimentar@fiepr.org.br
Bruna Lunardi - Telefone: 41 3271-7441
Envie para um amigo