O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 07/11/2012
Um projeto realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), mostra que o aproveitamento de resíduos indústrias pode contribuir para a produção de alimentos de qualidade e mais baratos.
A pesquisa que reutiliza resíduos da produção de açúcar/álcool, cerveja e suco de maracujá, (provenientes das matérias-primas vegetais cana-de-açúcar, cevada e maracujá, respectivamente), por meio de uma tecnologia chamada "extrusão termoplástica".
Segundo o coordenador do estudo, o engenheiro agrônomo Carlos Wanderlei Piler, trata-se de uma tecnologia de processo que utiliza uma máquina de tratamento térmico, combinando calor, umidade e processo mecânico, o que confere novas formas, estruturas e características nutricionais ao produto.
Ainda, de acordo com o coordenador, o aproveitamento desses produtos com maior teor de fibra que os produtos tradicionais, tem sido cada vez mais levado em consideração pela sociedade. "Está havendo maior distribuição desses alimentos por um custo menor. Estamos com a intenção de aumentar o valor agregado para quem vende os produtos e dar uma alternativa de uso desse coproduto. É preciso investir cada vez mais em pesquisa para poder viabilizar esses estudos", diz.
O projeto conta com a parceria de alunos de doutorado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).
Informações de Agência Brasil
Envie para um amigo