O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 02/12/2013
Cerca de 200 representantes de empresas, pesquisadores e membros de instituições ligadas a alimentos encontraram-se no ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos em Campinas para o + Bio - Evento Internacional de Nutrição.
Organizado pela Granotec e Granolab do Brasil o evento contou com a participação de palestrantes da Mintel, Granotec Chile, Albion Minerals, Ital e Bunge.
A equipe técnica do Observatórios esteve presente e acompanhou todas atividades do evento que teve como grande foco foi discutir a Nutrição como Instrumento de valor para indústria de alimentos.
Sheila Salina da Mintel apresentou números interessantes sobre os hábitos alimentares da população brasileira. Visando demonstrar os nichos de mercados que podem ser explorados pelas indústrias de alimentos. A pesquisa realizada pela Mintel detectou que os Jovens querem praticidade e conveniência além de buscar uma boa forma com produtos que proporcionem saciedade.
A população “55+” está em busca de ingredientes saudáveis, naturais, com benefícios que fortalecem o corpo e a mente. Esse público busca tudo menos: pouca gordura, açúcar, caloria e sódio. A grande aposta são os produtos Funcionais.
As mães estão preocupadas com a falta de tempo e procuram com produtos que tenham conveniência, prestando muita atenção nos rótulos para que sejam nutritivos.
“O aporte da Indústria de Alimentos e a Nutrição na América Latina” e “O futuro do Agrobusiness e os desafios da FAO” foram apresentados pelos representantes da Granotec Chile: Ximena Lópes e Miguel González, respectivamente.
Os dois demonstraram um panorama da desnutrição no mundo e a grande capacidade que a indústria de alimentos tem para contribuir com essa questão. Ximena falou sobre os diversos programas governamentais que visam a fortificação de alimentos como farinha de trigo, milho e arroz. Segundo Miguel González os países da America Latina devem agregar valor às vendas de commodities através da industrialização.
O diretor geral do ITAL, Luis Madi, falou sobre o “futuro da indústria de alimentos e bebidas” e mostrou dados mundiais sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Steven Rumsey, responsável pelo setor de pesquisa e desenvolvimento da Bunge no Brasil, apresentou alternativas para inovar criando valor com a nutrição e a sustentabilidade.
Steven comentou que a comunicação é fundamental para melhorar da saúde pública e um aumento da educação do consumidor melhora a dieta da população que passa a buscar uma vida mais saudável.
Os minerais quelatos foram apresentados por José Name, Albion Minerals, ele comentou sobre importância da interação entre os minerais com os outros compostos dos alimentos: fibras, filatos, taninos, cafeínas e os próprios minerais para uma real absorção destes pelo organismo. Somente com um equilíbrio desses fatores é possível uma nutrição adequada.
A Gronotec atua no segmento de aditivos e ingredientes, equipamentos e serviços, tem como grande foco a inovação tecnológica e participa ativamente da Articulação da Rota Agroalimentar no Grupo de Referência em Alimentos Funcionais, tema que foi foco de discussão no evento + Bio.
Acompanhe notícias de Nutrição e matérias sobre o evento no blog + Bio.
Fonte: Observatórios
Envie para um amigo