Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




UNIDADES DE A A Z11/12/2016

Unidades de A a Z: São José dos Pinhais

São 119 anos de história da cidade e 35 de presença do Sistema Fiep por lá. Duas histórias que se cruzaram e deram muito certo. Vamos conhecer melhor a unidade de São José dos Pinhais?

Criada em 1897, a cidade de São José dos Pinhais tem hoje um dos maiores índices de crescimento econômico do Paraná. E isso não ocorre por acaso. Entre as razões, estão a localização estratégica, a infraestrutura e a mão de obra qualificada, que despertam o interesse e dão segurança para que os empresários se instalem na cidade. E nós temos tudo a ver com isso. Descubra abaixo o porquê!

O Sistema Fiep chegou à cidade primeiramente por meio do Sesi, em 1981, batizada de Unidade Modesto Zaniolo, em homenagem à um importante industrial da região. Pouco mais de 10 anos depois, em 1993, foi fundado do Senai São José dos Pinhais para atender a demanda de formação profissional da Indústria da Madeira e Mobiliário, tendo sido na ocasião designada como CETMAM – Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário. 

Situado em uma zona de grande atuação industrial, o Sistema Fiep atende cerca de 300 indústrias, com grandes clientes como Renault, Volkswagen, Faurecia, O Boticário, Nutrimental, dentre outros. Essas e outras empresas tem à sua disposição serviços como cursos profissionalizantes e de qualificação, Colégio SESI, programa de Educação Continuada e Educação de Jovens e Adultos, Segurança e Saúde no Trabalho, Cultura, Promoção da Saúde.

O Sesi de SJP, desde sua fundação, possui um convênio de cooperação mutua com o Ministério de Baden-Württemberg, importante órgão no que diz respeito a inovação industrial. Além disso, na unidade também está localizado no Centro de Vivência Cultural João Senegaglia. O edifício, fundado pelo imigrante italiano João Senegaglia em 1908, para ser uma oficina de funilaria, funcionou até 1976 como Indústria Senegaglia. Em 2008, o prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico e hoje abriga atividades culturais promovidas pelo Sesi. 

São cerca de 120 colaboradores que hoje ajudam a escrever um importante capítulo da história do Sistema Fiep em São José do Pinhais, mas há um deles que está conosco há bastante tempo e tem uma ligação especial com nossa empresa. O Tayrone Roque Da Silva Junior, nos contou que após concluir o curso de Técnico em Segurança do Trabalho no Senai CIC, iniciou no Sesi São José dos Pinhais em agosto de 2000. “Pude contribuir para o crescimento do setor e da unidade. Aqui trabalho com satisfação e aprendi ser um profissional ético, comprometido e uma pessoa melhor. Sou muito grato por fazer parte da história desta unidade e instituição.”