Depois de passearmos pela história do Boqueirão, do Campus da Indústria e da CIC, encerramos nosso giro pelas unidades do Sistema Fiep em Curitiba, com a unidade Portão. Assim como já vimos na história do Boqueirão, a unidade surgiu na década de 70 com um perfil de clube.
Em suas instalações havia piscina, quadra poliesportiva e academia – tudo pensado para a qualidade de vida do trabalhador da indústria. A Cultura também teve sua importância para a região – o teatro e o espaço cultural da unidade são conhecidos pelos artistas e por moradores da cidade. Aos poucos, a unidade foi se transformando e mudando seu foco. Atualmente, o espaço cultural está fechado por conta de obras. Sim, não paramos nunca e estamos sempre prontos a nos reinventar para atender às necessidades da indústria e das pessoas. Agora, a unidade começou a ampliar seu espaço para oferecer mais cursos do Senai – além da oferta nas áreas de Alimentos, Panificação e Gráfica, haverá turmas nas modalidades Logística, Informática e Segurança.
De verdade, a grande vocação do Portão sempre foi a Educação (você deve se lembrar da história do Kiko, do Boqueirão, que cursou o Ensino Infantil na unidade). E para acompanhar o ritmo da cidade, a unidade buscou inovar seus serviços – sobretudo nessa área. Só nesse ano, a equipe já coleciona duas grandes conquistas. A primeira foi a adaptação da educação infantil para o período integral, já que a demanda por esse tipo de serviço aumentou muito nos últimos anos. Além disso, a turma do Portão é responsável pelo projeto Kinderhaus - uma creche inaugurada em fevereiro desse ano nas dependências da Bosch. Funciona assim: O Sesi treina e disponibiliza a equipe que cuida das crianças dos colaboradores da indústria. Com isso, as mamães têm muito mais praticidade e tranquilidade, por estarem tão próximas de seus pequenos. O projeto - sustentável, inovador e com ótima repercussão - vem atraindo a atenção de outras indústrias, que já sinalizaram interesse.
Tânia Rinaldi foi gerente da unidade durante oito anos e recentemente assumiu a gerência do Sesi na unidade CIC. Mas, por seu histórico com a unidade, não poderíamos deixar de convidá-la para participar desta matéria. Ela contou que o grande fluxo do Portão se dá porque a unidade concentra toda a gestão do atendimento e administração na Educação de Curitiba: ensino médio (com 460 alunos), Educação Continuada, educação infantil, EBEP, EJA, EaD (que teve 1.400 matriculados em 2015). “A vocação do Portão é a Educação, sem dúvida”, conta Tânia.
Regina Berbetz assumiu a gerência da unidade há pouco tempo e já sabe qual será seu grande desafio: “Nós do Portão temos um produto único: a Educação. Nossa intenção é sermos reconhecidos em todo o Paraná pela excelência de nossos serviços”, diz a gerente que conta com um time de aproximadamente 100 colaboradores para alcançar essa meta tão nobre.
Fiz a pré-escola no Sesi Portão e depois tive a grata oportunidade de colocar meus 2 filhos pra fazerem o infantil lá! Foi tudo de bom!!! A equipe é nota 10!!! Parabéns!!!
Olá, Ana Paula!
É tão bom confiar de olhos fechados na escola que cuida de nossos filhos, não é?
Faz toda a diferença
para os pais.
E a turma do Portão sabe bem o quanto isso vale em nossas histórias!
Abraços
Minha história com o Sesi começou cedo! Fiz a pré-escola no Sesi Portão e tenho somente ótimas lembranças! É muito bom ver a evolução em todos esses anos! ;)
É tão bom quando acessamos memórias felizes de nossa infância, né, Marisa?
Que bom que conseguimos resgatar suas lembranças
do Portão.
Ficamos felizes por poder contar essa história.
Abraços!