O Sistema Fiep inaugura, no dia 1º de julho, duas novas unidades do Senai em Umuarama e Pato Branco. Essas unidades chegam para atender às demandas de educação profissional e tecnológica, inovação e a transferência de tecnologias industriais nesses municípios.
A nova unidade de Umuarama, que já está em funcionamento, é um Centro de Educação Profissional do Senai e conta com uma equipe de 16 colaboradores entre técnicos de ensino, orientação pedagógica e apoio administrativo. A solenidade oficial da inauguração, que será às 11 horas, terá a presença do presidente Edson Campagnolo e do prefeito da cidade, Moacir Silva.
O município de Umuarama doou uma área de 9.800m² para a implantação do Centro de Educação Profissional que tem 2,4 mil m². A obra começou em março de 2014 e no segundo semestre de 2015 a construção já havia sido concluída. A expectativa é atender 9 mil alunos por ano.
“Com essa ampliação, conseguimos aumentar em 130% a nossa receita se comparado ao mesmo período do ano passado, e suprimos as demandas das indústrias dos 21 municípios que atendemos. A ideia é mudarmos a cultura da região com relação à qualificação profissional”, explica Jolcir Oliveira, gerente da unidade de Umuarama.
A nova unidade do Senai tem uma estrutura de 13 laboratórios de automação industrial, automotiva, construção civil, desenho, eletricidade industrial, eletricidade predial, eletrônica, informática, metalmecânica, solda e tornearia.
Na habilitação técnica, o Senai também oferece os cursos técnicos de automação industrial, edificações, eletrotécnica, eletromecânica e qualidade. Com a nova estrutura, e com um potencial para novas demandas, em parceria com a Faculdade da Indústria Senai de Toledo, o Senai em Umuarama vai oferecer o MBA em Gestão Industrial e Manufatura Enxuta.
Novos laboratórios em Pato Branco
Serão inaugurados, também no dia 1º de julho, dois laboratórios do Senai que ficam dentro da estrutura do Parque Tecnológico de Pato Branco. Um dos laboratórios avançados é um braço do Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Metalmecânica, de Maringá, e o outro um braço do IST em Construção Civil, de Ponta Grossa. Dois colaboradores farão o atendimento desses espaços: um laboratorista e um consultor em construção civil. “Esses laboratórios vão ampliar a possibilidade de pesquisa aplicada e ensaios laboratoriais nesses setores, que são fortes na região, trazendo melhorias nos processos e produtos para as indústrias”, destaca Marcia Painim, gerente da unidade de Pato Branco.