Era uma sexta-feira aparentemente tranquila como há tempos Carlos não vivenciava, a solução perfeita para finalizar aquela semana estressante e cansativa que parecia eterna.
A caminho para o trabalho, após um descuido, Carlos não consegue frear e bate o carro que ainda não tinha completado um mês de uso. Sem nenhum ferimento grave, além da dor de cabeça e irritação que já tinha tomado conta e acabado com seu dia, ele chega ao trabalho com duas horas de atraso para participar de uma reunião importante sobre um grande projeto da empresa.
Já no início da apresentação, aconteceu o primeiro questionamento de um de seus colegas. Irritado, Carlos respondeu rapidamente e continuou. Passados dois minutos, uma nova opinião confrontava suas ideias. Ele, que já não aguentava mais tantas opiniões diferentes, tinha certeza de que o problema não era o projeto, mas sim uma questão pessoal. Em ato impulsivo, passou por cima da mesa, acertou o colega no rosto e criou um caos na sala de reuniões.
E agora?
Com certeza você já imaginou o que aconteceu com Carlos no final dessa história! Embora seja apenas uma ilustração fictícia, o exemplo do personagem nos faz pensar: e se fosse comigo? Depois de tantos problemas, o que eu faria?
Para garantir o respeito e prevenir qualquer tipo de abuso, assédio e problemas no ambiente de trabalho, confira algumas dicas de relacionamento interpessoal:
Tente sempre ser amigável – Tratar as pessoas com respeito e de forma agradável é o primeiro passo para um bom relacionamento com seus colegas de equipe.
Seja um bom ouvinte – Escutar de verdade é estar aberto às novas opiniões e pontos de vista, sem pré-conceitos ou resistência.
Aprenda a aceitar críticas construtivas – Não leve as críticas para o lado pessoal, tente ouvir e raciocinar, prestando atenção no que você pode melhorar e se beneficiar com este conselho. Use as críticas para crescer e estar sempre se desenvolvendo profissionalmente.
Não direcione sua raiva a ninguém – Todos têm problemas pessoais, mas isso não pode afetar seu relacionamento com seus colegas. Por isso, desenvolver o controle emocional é imprescindível no ambiente de trabalho.
Avalie o seu comportamento – Esteja constantemente analisando seus pontos fortes, mas, principalmente, os pontos fracos. Além do desenvolvimento pessoal, você exercitará a humildade e também a empatia com o próximo.
Siga essas dicas e garanta um comportamento alinhado com os princípios do nosso Código de Ética e Conduta!
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