Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Curitiba e RMC20/11/2012

Mostra de Projetos reúne mais 30 iniciativas em Curitiba

clique para ampliar clique para ampliarOs projetos também serão apresentados no Congresso Nós Podemos, que acontece em dezembro (Foto: Divulgação)

O Movimento Nós Podemos Paraná, em parceria com as Redes de Desenvolvimento Local, realizou na última terça feira (13), uma Mostra de Projetos em Curitiba com o intuito de promover o diálogo entre as iniciativas que acontecem na capital. O evento reuniu 31 projetos que também serão apresentados no 5º Congresso Nós Podemos Paraná, que acontecerá dias 05 e 06 de Dezembro, em Curitiba. 

Utilizando a metodologia de Mostra Dialogada, os projetos foram distribuídos em grupos conforme o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) trabalhado e pontos em comum, a fim de promover o compartilhamento de informações e possíveis parcerias. Durante a troca de experiências muitos projetos trabalham com o mesmo objetivo puderam prospectar futuras parcerias. Conheça aqui os projetos apresentados.

Case da Caltec é apresentado em oficina sobre voluntariado
Uma das ações que o CPCE promove é a sensibilização das empresas em prol do Voluntariado. No último dia 8 de novembro, na empresa Caltec, de Itaperuçu,  foi realizada uma oficina com os colaboradores, fornecedores e demais parceiros da empresa. Ao abrir a oficina, o diretor administrativo-financeiro, José Neuro Turcatto deu as boas vindas ao grupo e a conselheira Ezilda Furquim apresentou um vídeo da empresa e deu exemplos concretos das estratégias que a empresa adota para contribuir para as mitigações dos impactos ambientais.

“A Caltec foi responsável pela introdução do uso da cal dolomítica nas indústrias sucroalcooleiras”, explica Ezilda.  Segundo ela, o cal dolomítica  promove a limpeza dos evaporadores nas usinas de açúcar, o que além de proporcionar altos ganhos de produtividade pelo maior tempo entre as paradas dos evaporadores para limpeza, ainda contribui sensivelmente com a redução dos acidentes causados pelo uso da soda caustica, usado anteriormente. Leia mais aqui.

"Concerto em Ri Maior" é apresentado para mais de 3 mil crianças

clique para ampliar clique para ampliarEspetáculo é apresentado por dois palhaços e envolve música e arte (Foto: Divulgação)

O Sesi em São José dos Pinhais realizou nos meses de outubro e novembro o Espetáculo Teatral “ Concerto em Ri Maior”, que conta com a apresentação de dois palhaços: Wilson e Sarrafo. Eles levaram muita música, arte e cultura em apresentações para alunos do projeto Sesi Atleta do Futuro e crianças do município. Os eventos aconteceram nos dez ginásios esportivos da cidade, com a participação de mais de 3 mil crianças.

 




Alunos apresentam maquetes sobre reúso da água de chuva

clique para ampliar clique para ampliarOs projetos foram expostos na biblioteca da unidade (Foto: Divulgação)

Na última terça-feira (13), alunos do primeiro período do curso Técnico em Controle Ambiental do Senai na CIC apresentaram maquetes sobre o reúso da água de chuva. Os projetos foram expostos na biblioteca da unidade. A atividade faz parte da “Situação desafio”, que enriquece o aprendizado dos alunos por meio de um projeto integrador, envolvendo as disciplinas do bimestre.

Nas maquetes apresentadas, os alunos estimaram custos, dimensionaram os sistemas por meio da média de precipitação das chuvas em Curitiba e formas de neutralização das águas pluviais. A criatividade dos alunos foi além e os projetos contemplaram diversos ambientes, entre eles, lava-cars, pet shops, escolas, casas, sítios, campos de futebol, entre outros.





Atletas do Futuro conhecem mais do Futebol Americano

clique para ampliar clique para ampliarOs alunos conheceram as regras do esporte e até participaram de um jogo da modalidade (Foto: Divulgação)

No último dia 07, alunos do projeto Sesi Atleta do Futuro (Núcleo Volvo) ) participaram de uma aula da Futebol Americano. A equipe “UFPR Legends”, patrocinada pelo Sesi, recebeu 50 atletas. Eles apresentaram as regras, os sistemas defensivos e ofensivos da modalidade. O esporte ainda não é muito conhecido no Brasil e por isso despertou o interesse das crianças. Por meio de demonstrações práticas e teóricas, os atletas puderam aprender mais sobre o futebol americano e desmistificar a questão de que o esporte é violento.





Alunos assistem à campeonato de Hockey Indoor

clique para ampliar clique para ampliarAlunos do projeto também participaram de um jogo da modalidade e apresentaram-se para a torcida, que acompanhava o campeonato (Foto: Divulgação)

No dia 10 de novembro, alunos do projeto Sesi Atleta do Futuro, que participam da modalidade de Hockey Indoor, na Associação Viking da Volvo, participaram de um jogo de apresentação no Campeonato Brasileiro Feminino da modalidade. Os 17 alunos da categoria de iniciação pré esportiva puderam observar e torcer para as equipes que estavam disputando o título e, durante o torneio, participar de um jogo da modalidade, apresentando-se para a torcida que acompanhava a competição.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.