Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Tecnologia09/02/2017 - Atualizado em 12/02/2017

Crianças hoje, cientistas amanhã!

First Lego League acontece entre os dias 17 e 19 de fevereiro, em Curitiba

Fruto de uma parceria do Sistema Fiep (por meio do Sesi Departamento Nacional) com a organização norte-americana First – For Inspiration and Recognition of Science and Technology (em tradução livre “Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia") e o grupo dinamarquês Lego Education, o torneio é um programa internacional voltado para estudantes de 9 a 16 anos com o objetivo de despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. A etapa paranaense do First Lego League acontece entre os dias 17 e 19 de fevereiro, no Colégio Sesi da Cidade Industrial, em Curitiba.

As provas exigem habilidade técnica, criatividade e conhecimento sobre o mercado de trabalho e robótica. Durante o torneio, os estudantes serão provocados a apresentar soluções e produtos para empresas e para a comunidade, sempre por meio de robôs construídos com peças de Lego (sim, aquelas de brinquedo). Além de despertar os participantes para o uso da tecnologia, a iniciativa também melhora a criatividade e o raciocínio lógico, inspirando os jovens para os ramos da engenharia, matemática e tecnologia. Para cumprir as missões da competição, os alunos viverão uma experiência criativa, na qual solucionarão problemas da vida real de forma inovadora, programando robôs autônomos e usando a tecnologia Lego Mindstorms para isso.

Aliados Animais

“Aliados Animais” (ou “animal allies”, em inglês) é o tema desta temporada. Desta vez, os competidores terão que identificar problemas de cooperação entre seres humanos e animais, e desenvolver soluções inovadoras que beneficiem a todos. “A cooperação pode aprimorar e facilitar o dia a dia dos dois lados. Para cuidar de problemas de saúde de animais em extinção, por exemplo, eles precisam ser transportados para laboratórios, onde recebem cuidados especiais. Nós, humanos, também precisamos da ajuda dos bichos. Para se alimentar, o homem desenvolveu a tecnologia de automatização da ordenha de animais leiteiros. Outro grande exemplo é o uso de cães-guia por deficientes visuais”, detalha a operadora regional do torneio no Paraná, Raquel do Nascimento.

Etapas da competição

Até março, a competição será realizada em 11 cidades. As melhores equipes desta fase garantem vaga na disputa nacional. Aqui no Paraná já ocorreram seis seletivas até chegar ao total de 40 equipes competidoras na final regional.

Para mais informações, clique aqui.