Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Unidades e Cidades13/12/2011

Conheça São José dos Pinhais, da Região Metropolitana de Curitiba

Com 263 mil habitantes, município é o terceiro polo automotivo do país

 

clique para ampliar clique para ampliarVista da cidade de São José dos Pinhais, que tem mais de 260 mil habitantes (Foto: Divulgação)

O município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi emancipado politicamente em 1852. Atualmente, possui cerca de 263 mil habitantes. A cidade, a quinta maior na RMC, se destaca na área automotiva. É o terceiro polo do ramo no país, onde estão instaladas montadoras como Volkswagen, Audi, Nissan e Renault. São José dos Pinhais também abriga o Aeroporto Internacional Afonso Pena, principal terminal aéreo do Paraná. Entre outras empresas, o município é sede da rede de perfumes e cosméticos O Boticário e da empresa de alimentos Nutrimental. 

O nome da localidade homenageia o santo padroeiro São José e aos extensos pinheirais que cobriam o território municipal. O termo José é de origem hebraica "Yosef", significando "Que Deus multiplique". Mais tarde foi latinizado e aos poucos ficou "Joseph". São José era carpinteiro em Nazaré e desempenhou papel de pai de Jesus. É padroeiro de todos os que trabalham a madeira.

O Sistema Fiep em São José dos Pinhais
Com o objetivo de atender as demandas da produção industrial de móveis sob medida, característica da indústria local, a unidade SENAI em São José dos Pinhais foi instalada em 1993, há 18 anos. Na ocasião, foi designada como CETMAM - Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário. E a partir de 1998, passou a atender também a Indústria Metal Mecânica, impulsionada pela instalação das montadoras no município. São José dos Pinhais também conta com os serviços área de lazer, saúde e segurança do trabalho, oferecidos por uma unidade Sesi na cidade. No local também são feitos exames periódicos e de acompanhamento da saúde do trabalhador.

Atualmente a unidade do Senai em São José dos Pinhais desenvolve serviços de Educação Profissional, com cursos de Aprendizagem Básica e Industrial, Iniciação Profissional, Curso Técnico, Qualificação Profissional e Aperfeiçoamento Profissional em diversas áreas de atuação como Metalmecânica, Plásticos e Polímeros, Madeira e Mobiliário e Gestão. Serviços de Ensaios Laboratoriais com a execução de testes físicos em Madeira e Espumas também são realizados pela unidade local. O SENAI São José dos Pinhais atende, além da Prefeitura Municipal, empresas como Renault, Volkswagen, Audi, Thyssenkrupp, O Boticário, Aethra - Sistemas Automotivos, entre outras 45 indústrias da região.

COMENTÁRIOS

Luzia - Sábado, 21 de Janeiro de 2012 - 13:29:48 - curitiba/PR

gostaria de saber site para saber dos aprovados na prova da renault

Luzia - Sábado, 21 de Janeiro de 2012 - 13:29:45 - curitiba/PR

gostaria de saber site para saber dos aprovados na prova da renault

Renato Ely - Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2011 - 07:25:38 - Curitiba/PR

Faço parte deste time de vencedores, profissionais qualificados que atendem toda a demanda de cursos oferecidos pela unidade SENAI de São José, qualificando a mão-de-obra para o crescimento da região e da nação.Orgulho de ser Senaiano!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.